sábado, 22 de janeiro de 2011

Água do milagre

Quem ainda não ouviu a propaganda da água milagrosa, que promete ser melhor que a água mineral ou qualquer outra água pura e limpa que bebemos normalmente? 

O sal contido da água comum que bebemos, é um sal útil para nosso organismo, e tomar essa água cujo marketing diz ser muito saudável, e que de especial só tem o preço, não melhora em nada nossa dieta. 

Ouvi uma nutróloga, informar que se você quer reduzir o sal, deve reduzir dos alimentos, pois o excesso de sal que nós normalmente consumimos está nos alimentos, muitas vezes industrializados, e não é o sal da água que faz mal, mas de todos os outros alimentos que consumimos. 

Retirar o sal da água, não representa quase nada, se comparado aos alimentos industrializados que fazem parte da dieta de muitas pessoas, ou mesmo o excesso de sal colocado nas refeições caseiras. 

Para "desinchar" como promete o “produtor”, na verdade engarrafador dessa água, basta que diminua o excesso de sal ingerido durante as refeições. 

A propaganda é tão leviana ao ponto de afirmar, que essa água, “ajuda você a eliminar as toxinas que seu organismo não precisa” – Mas será que ela deixa algumas toxinas que o organismo precisa? Será  mesmo que existe alguma toxina que o organismo precisa? 

Somos submetidos a tanto marketing, tanta propaganda, e a insistência e repetição freqüentes, acabam conseguindo convencer muita gente. 

Assim, antes de decidir aceitar afirmações comerciais como verdadeiras, pesquise, consulte algum especialista. Hoje em dia, é um pouco mais difícil enganar todo mundo, as informações estão à disposição de quem quer que seja, basta se interessar. 

Pesquise, confrontes informações, e opiniões, para só depois optar por seguir uma determinada dieta, e mesmo assim, faça testes, analise como se comporta seu metabolismo, não vá acreditando cegamente em tudo que a mídia informa, pois muitas vezes trata-se de uma desinformação.  

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e 1 pãozinho com manteiga.
Intervalo da manhã:  Nada, o café da manhã foi tarde

Almoço: Porções generosas de tomate e pepino fatiado e ½ copo de cerveja.
Intervalo da Tarde: Fui a um aniversário - 2 pãezinhos sem miolo com presunto e queijo ½ fatia pequena de bolo do chocolate, sem a cobertura.

Jantar: suspenso pelo aniversário
Ceia:    5 ameixas secas.

14 comentários:

  1. Este blog é para mortos de fome?

    ResponderExcluir
  2. Caro (a) Anônimo (a), não este blog não é para mortos de fome, mas é para pessoas que querem pensar e refletir. Leia o RESUMO e entenda o que realmente interessa.

    O que eu como é o que menos importa.

    Cada um sabe onde consegue reduzir na sua alimentação, o importante é ter a consciência de que existe algo para MUDAR.

    ResponderExcluir
  3. PRECISO TANTO EMAGRECER,ESTOU COMENDO MUITO SEM CONTROLE....

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo (a)!

    Não se desespere. Se o seu problema não envolver nenhuma disfunção metabólica, se seus exames são relativamente normais, a questão pode ser compulsiva.

    Tente colocar pequenas regras no seu dia a dia, mas que sejam pequenas ao ponto de conseguir seguir.

    Não tente retirar tudo que gosta do cardápio, comece com um só item e mesmo assim, não retire completamente e aos poucos vá reduzindo o que considera prejudicial para sua dieta.

    Leia com atenção nosso Resumo, lá você encontrará dicas simples para aos poucos incorporar ao seu dia a dia.

    Tenho certeza que vai conseguir. Vamos lá, comece já!

    Quem sabe não dá para deixar de comer aquele pedaço de pão ou bolo de hoje, já é um grande começo.

    ResponderExcluir
  5. SOU DE GOIANIA ESTOU FAZENDO A DIETA CARBOIDRATO E DIFICIL MAIS SEI QUE VOU CONSEGUI FAÇO CAMINHADA UMA HORA POR DIA!

    ResponderExcluir
  6. Olá anônimo (a)! Bem vindo (a)!

    Como funciona essa dieta? Você simplesmente suspende todo ocarboidrato ou faz algum outro tipo de controle?

    A caminhada, realmente ajuda bastante pois queima alguns excedentes a mais.

    Conte-nos sua experiência. Quanto tempo está na dieta, quanto já conseguiu ELIMINAR.

    Compartilhando acabamos nos empolgando mais.
    Obrigada pela colaboração.

    ResponderExcluir
  7. Tenho hipotireoidismo e engordei muito nos ultimos anos, e nao consigo emagrecer de forma alguma... Em que vc pode me ajudar?????????? socorroooo
    Estou ficando deprimida, envergonhada de meu corpo, tenho 12 quilos de sobrepeso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso temos pouca experiencia pois geralmente quem está participando do blog não tem nenhum problema mais sério ou disfunção da tireoide.

      Mas a primeira coisa que precisa ter em mente é que em primeiro lugar deve vir a saúde. De nada adianta emagrecer e ficar doente.

      Talvez tenha que seguir as orientações do seu médico, ter muita determinação para não deixar a "desculpa" da Tireoide tirar você do foco, pois geralmente temos que seguir o que os médicos determinam, mas nos acomodamos com a condição de saúde e acabamos nos escondendo atrás do problema para justificar nossas falhas.

      Mas não tenho a menor ideia do que você pode ou o que não pode fazer, infelizmente nesse caso você precisa seguir à risca o que determina seu médico pois caso contrário estará se arriscando com alternativas que não se enquadro na sua particularidade.

      Excluir
  8. Ola,sou de Goiania,tenho 37 anos e tive uma gravidez tardia e sem planejamento e de alto risco,ja estava fora do peso,com a gravidez tudo ficou pior alem de ter entrado para o clube dos hipertenços e tenho muita retençao liquida,... bem não consigo emagrecer,sempre que começo comer por porçoes mesmo q de 3/3 horas me sinto sem energia sem forças e acabo abandonando e pior comendo por pirraça so que não pode,fora que tenho um bebe que hoje tem nove meses(ele e furacão de energia)custo acompanhalo,a falta de condicionamento ,o sobre peso,preciso de ajuda mas realmente não sei como fazer,não tenho tempo de caminhar por causa do bebe,trabalho o dia todo com ele do meu lado anoite eu tenho que providenciar as necessidades basicas dele,como roupa passada lavada,preparar verduras e carnes pra ele no outro dia não sei o que fazer espero ter ajuda neste site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlinha, seja bem vinda.

      Sinceramente, eu nem me atreveria a te dar qualquer conselho pois seu caso é muito especial.

      Ainda está com um bebê pequeno.

      Eu me concentraria apenas no bebê, mas o que você pode fazer para minimizar os problemas é cortar realmente doces, massas e gorduras, pode reduzir gradativamente, sem muito estresse, se come três colheres de arroz, passe a consumir apenas 2, evitar todo tipo de alimento como bolachas recheadas e salgadinho, reduzir ou se possível cortar refrigerante.

      Analise o que você costuma comer, passe a anotar tudo o que come, pois muitas vezes comemos sem pensar, e nem com fome estamos. Ao anotar, muitas vezes ficamos constrangidas e acabamos reduzindo naturalmente os eventuais exageros.

      Leia e releia meu resumo, lá você vai encontrar muitas dicas e estratégias para se "policiar" melhor.

      Mas lembre-se sempre que a SAÚDE deve estar em primeiro lugar, só faça o que sente que consegue fazer, não entre em "neurose" de querer exigir mais do que você pode fazer.

      Excluir
  9. Estou na luta,uns dias motivada outros arrastada,fico feliz em saber que tem mais pessoas na mesma luta,encontrei seu blogg hoje em busca de motivação
    Estou orando muito por esta causa então me faltava a ação que seja hoje o inicio de um feliz encontro
    bjs sheila.nuness

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila,

      É assim mesmo, passamos um período motivadas e em outros perdemos o pique.

      Aqui todo dia encontramos um motivo a mais para continuar, insistir, persistir e NÃO DESISTIR.

      Todos tem enfrentado seus altos e baixos, mas aos poucos é possível conseguir bons resultados.

      Espero sinceramente que você como muitos outros leitores, também consiga encontrar alguma motivação acompanhando o blog. Procure ler desde o início, vai ver que tem uma história muito interessante, com muita participação dos leitores que enriqueceram muito a caminhada, e em cada post é possível ver o quanto é importante estar comprometida de verdade com o objetivo, o resto acaba sendo consequência.

      Excluir
  10. ola!!!visitei hj pela primeira vez o blog e preciso muito de ajuda para emagrecer!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malu, seja bem vinda!

      Não tenho a pretensão de ser uma solução para quem quer emagrecer, mas muitos seguidores relatam estar conseguindo muita motivação aqui no blog, tanto com as experiências que eu relato quanto com as de muitos outros leitores.

      Atualmente estou numa fase de estagnação, não consigo evoluir muito, e se bobear acabo recuperando peso, mas eu consegui com muita determinação eliminar 15 quilos no ano passado.

      Sugiro ler o Resumo que eu preparei pois ele contém muita dica interessante e simples para começar sua reprogramação de vida.

      Depois vá lendo aos poucos o blog, desde o início, com calma, pois muita coisa eu fui descobrindo aos poucos e relatando aqui, e devagar você vai perceber que TAMBÉM É CAPAZ.

      Troque idéias aqui, conte suas dificuldades e também seu progresso, muitas vezes ao dividirmos as dificuldades, elas acabam ficando menores e mais fáceis de contornar, e ao comemorar as vitórias elas ficam muito maiores e ficamos cada vez mais motivados.

      Você vai perceber que não está sozinha e que o seu problema não é único, somos muitas com problemas parecidos ou iguais e aos poucos aprendemos a lidar com eles e eliminamos boa parte do nosso caminho.

      ACREDITE EM VOCÊ, é possível, com muita força de vontade e alguns gramas de cada vez.

      Lembre-se que não engordamos tudo em poucos meses por isso não podemos querer eliminar tudo rapidamente.

      Tenho certeza que em breve você estará nos contando sua grande evolução.

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.