quinta-feira, 9 de junho de 2011

Desserviço da Ciência


(Como, na sexta feira, muita gente está pensando no “Happy hour” desde a manhã, e às vezes não sobra tempo para ler, estou antecipando o "post" de amanhã).
....

Na última quarta-feira 8 de Junho, pesquisando na internet, me deparei com um comentário numa notícia que afirmava que as mulheres magras têm salários melhores do que as mulheres que estão acima do peso.

Embora a notícia fosse chocante, chamou mais minha atenção o comentário de outra leitora que se identificou apenas por “Josefina”:

A leitora contestou a importância da pesquisa, e à que estava se prestando a ciência ao divulgar tais resultados, seria para deixar as mulheres que estão acima do peso ainda mais neuróticas? Não estariam os cientistas se tornando demasiadamente mercenários e superficiais buscando estudos científicos para conseguir deixar uma mulher de 52 anos com a aparência de 25, enquanto milhares de pessoas morrem por ano devido ao câncer, para o qual os estudos nunca avançam o suficiente?

Realmente ela tem razão na reflexão apresentada, como ela mesma escreveu no comentário, “Tudo é apenas uma questão de prioridade”, e enquanto estiverem interessados somente na embalagem, nosso mundo vai de mal a pior.

É realmente frustrante perceber como o mundo está direcionado para valorizar a aparência em detrimento do conteúdo...

Desenvolvem-se cada vez mais tecnologias para reduzir o impacto da idade no ser humano e não existe na mesma proporção investimentos para reduzir o sofrimento com doenças que deveriam ter sido erradicadas como a Dengue, pois campanhas de educação da população são apenas paliativos para adiar o desenvolvimento de uma vacina que poderia estar pronta há muito tempo.

Mas volto a lembrar aqui, ninguém deve se sentir oprimido por essa ditadura da estética, só devemos procurar mudanças quando esse desejo vier de nosso coração, e assim mesmo focando antes de qualquer outra coisa o nosso bem estar e nossa saúde.

6 comentários:

  1. oi Edamoa... Bom diaaa!!!

    Olha, adorei esse post, vc não poderia ter sido mais direta...
    Muitas vezes me vejo sim oprimida com essa visão de todo o mundo, com esse modelo de corpo que o mundo impõe. Já fui mais oprimida, agora ja me orgulho de mim e gosto do meu corpo, lógico que sempre estou trabalhando para melhorar, mas ficar me martirizando pq não sou igual a modelos não vai me ajudar em nada no meu progresso, pois o primeiro passo é nos aceitarmos e saber que nada esta perdido, se estamos acima do peso, estamos, mas podemos mudar isso.
    Eu não gosto nem um pouco desse modelo de corpo que tanto idolatram, essas modelos super magras, com ossos aparecedo no corpo inteiro, não tem forma. Acho muito mais bonito uma mulher com um corpo bem denifidinho, nem com muito musculo e nem tao magra.
    Ontem mesmo estava lendo na internet uma notícia falando que a Carol Castro esta muito bem com seu corpo e que nunca gostou de estar muito magra, pois como eu disse, ficam muitos ossos aparecendo, entao ela esta satisfeita com o corpo que ela tem atualmente. A noticia não tinha nada de muito enriquecedor, apenas falava mesmo desse gosto dela, porem li os comentários, e la estava mais uma pessoa para nos oprimir, e o comentário era "Ah isso é conversa de gente gorda". Pessoal, pelo amor de Deus, se a Carol Castro for gorda to ferrada. Ah FAça-me o favor... Ela tem um corpão, esta linda e eu concordo com ela no seu ponto de vista.
    Espero ter contribuido com algo..

    Um Beijão a todas...

    ResponderExcluir
  2. É Aline,

    Lendo muita "bobagem" na internet, encontramos cada absurdo, mas às vezes encontramos também pessoas lúcidas, pena que são poucas.

    Também não concordo quando alguém entra nesses comentários para fazer apologia à obesidade, se declarado a pessoa mais feliz do mundo porque come o que bem entende da forma que lhe convém e que não está nem aí para a aparência.

    Quem tem o mínimo de discernimento, sabe que isso não é verdade. Por mais que a pessoa queira passar essa imagem, lá no fundo, ela está sim sofrendo, mesmo que sem perceber, pois é impossível estar totalmente bem com esse bombardeio da mídia com estética, beleza, magreza, além de ainda precisarmos conviver com as dificuldades de comprar aquelas roupas da vitrine, que só servem no manequim 38, e quando fazem algo para as “maiores”, não fica “legal”, para ser sutil no termo.

    Penso que nem tanto ao mar, nem tanto ao ar...

    Dá para ser mais feliz com uns quilinhos a menos, sem precisar virar um esqueleto ambulante.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Parabéns pelo post, o mundo impõe coisas q nos ofende mais vamos deixa-lo de lado o que importa é estarmos bem!

    Edamoa queria lher perguntar uma coisa seu peso aumenta mto qndo está para menstruar, pois eu e a Aline retemos muito liquido e isso deixa a gnt bem inchada, qndo eu ia em nutricionista ganhava três quilos de uma semana para outra somente por retenção ai descia e tudo voltava ao normal!

    Como funciona direitinho isso tudo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Edamoa,
    Como a leitora Josefina eu tb achei desnecessaria a tal pesquisa mas nao pq os cientistas sao mercenarios ou queiram deixar as mais gordinhas ainda mais neuroticas, mas simplesmente pela obviedade do resultado.
    Eu tambem nao acho justo diferenças salariais por motivos que nao sejam ligados à capacidade e ao merito do trabalhador, mas tente se colocar na posiçao de quem paga o tal salario. Eu acho que o problema vai alem do simples "valorizar a aparencia em detrimento do conteudo". Me explico: a possibilidade de uma pessoa gorda faltar ao trabalho por causa de doenças è maior do que uma pessoa magra; è publico e notorio que obesidade causa diabetes, hipertensao, etc, etc...
    Alem disso, uma pessoa mais magra costuma se cansar menos, ser mais ativa, mais agil e consequentemente mais rapida na execuçao do seu trabalho, produzindo mais.
    Tem tb a questao da força de vontade e persistencia, uma pessoa gorda passa a impressao de que desiste facil dos desafios (tendo em vista a dieta que sempre começa na segunda e nunca aguenta atè o final de semana, a academia paga e nunca frequentada...).
    E pra terminar, acho tb que pessoas mais magras passem uma imagem de "cuidado" com si mesmas, que pode se refletir no "cuidado" com o ambiente de trabalho tambem. Nao estou dizendo que gordos sao desleixados, mas vc hà de convir que ninguem, do nada, acorda com 30kg - 40kg a mais.
    Mas o que mais me irrita nesse tipo de noticia e nos comentarios è que tudo è sempre 8 ou 80: ou sao modelos esqueleticas ou sao obesos. Onde foram parar as pessoas normais? Aquela que usa manequim 42, que gostaria vestir 40 e que nas ferias abusa um pouco e chega ao 44?
    Acho que esse meu comentario ficou meio polemico, nao precisa publicar, se nao quiser.
    Luisa

    ResponderExcluir
  5. Bihh,

    Não tenho nenhuma variação muito acentuada no peso, talvez porque bebo muito água e quanto mais água você bebe, menos retenção de líquido você tem.

    Realmente minha variação de peso diária é sempre igual, o que percebi é que na TPM meu autocontrole reduz sensivelmente e acabo comendo mais, e imediatamente os dígitos da balança sobem bastante, aí dou aquela controlada e volto ao normal.

    Ou seja, eu até tenho aumento no peso, mas porque acabo comendo mais mesmo, até os beliscos que eu praticamente aboli, acabo fazendo nessa época, mas como me peso todos os dias nunca interfere no resultado semanal.

    ResponderExcluir
  6. Luisa,

    Sem dúvida sua ótica do assunto é realmente polêmica, mas esse blog não tem objetivo de divulgar somente um pensamento, se fosse essa a intenção, não teria chamado tantas pessoas para nos acompanhar.

    É discutindo vários pensamentos e visão sobre os mesmos temas que passamos a entender melhor até nossos problemas.

    Quando menciono que os cientistas estão ficando mercenários não é nem tanto pela disposição que se vê em descobrir novos cremes rejuvenescedores, novos aparelhos para melhorar a aparência das pessoas, mas a falta de interesse em buscar a cura para doenças que poderiam estar extintas ou pelo menos mais controladas, só que agora me lembrei que não são os cientistas responsáveis por isso, mas a maquiavélica industria, que prefere investir nessa área, pois é muito mais lucrativa do que tratar de doentes, pois a patente de remédios pode ser quebrada muito rapidamente reduzindo muito o faturamento dessas empresas, enquanto com a estética e beleza, o faturamento é praticamente ETERNO, pois o ser humano está disposto a pagar o que for necessário para se manter LINDO ETERNAMENTE, só acaba se esquecendo que se morrer vai ficar muito feio e não adianta lamentar...

    Já sobre a obesidade, eu já escrevi em outras ocasiões aqui que ninguém engorda 1 quilo em uma semana, isso eu afirmo pois fiz esse teste, passei uma semana comendo errado nesse período de reeducação alimentar, e imediatamente no momento que retomei o controle e “fechei a boca”, meu peso voltou ao normal.

    Concordo com suas afirmações sobre saúde, disposição e as faltas ao trabalho, mas também acho que por ser esse um problema de saúde pública, deveria receber ainda mais atenção das autoridades, pois o fumante também causa esses problemas para a empresa, o usuário de drogas (sabemos que muita gente usa e ninguém sabe), o alcoólatra que “enche o caneco” no final de semana, às vezes também falta ao trabalho, mas mesmo assim essas pessoas acabam sendo contratadas, mas o “gordo”, que está “escrito na testa” que pode ter ou desenvolver uma série de doenças, esse não passa nos testes...

    Em relação à persistência, é isso mesmo, geralmente acabamos desistindo rapidamente, temos exemplos claros no próprio blog, muitas pessoas que começaram e estavam se dizendo dispostas a mudar, desistiram, não se manifestam mais, e talvez nem visitem mais o blog, mas eu vejo a desistência como uma dificuldade a mais da pessoa, pois como eles, eu desisti muitas vezes, porque nada que eu tentava dava certo, e mesmo lendo minha experiência e minhas “dicas”, talvez não tenha funcionado com essas pessoas.

    Acho que a primeira mudança precisa acontecer na cabeça das pessoas, elas precisam querer emagrecer muito mais do que desejariam comer uma fatia daquele bolo maravilhoso, depois precisam encontrar a sua fórmula. Mas muita gente decide fazer dieta sem antes mudar sua condição psicológica, e se não mudar na cabeça, não vai ser no corpo que essa mudança vai acontecer.

    Poderíamos passar dias discutindo o assunto, e repito, concordo com tudo que você escreveu, mas é preciso incluir ainda mais variáveis nessa equação e por isso as discussões não têm fim.

    Muito obrigada pela ótica, é sempre bom contarmos com opiniões divergentes, como eu “disse” antes, é assim que a cada dia acabamos por descobrir algo que pode nos fazer repensar e compreender melhor nosso problema e quem sabe encontrar o que pode estar faltando enxergar para FAZER DAR CERTO.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.