terça-feira, 7 de junho de 2011

Sentindo-se um E.T.


Foi assim que me senti no último domingo, assistindo ao quadro Medida Certa do Fantástico.

Tenho acompanhado até para verificar onde realmente vão chegar com tanta teoria e tanta “receita de bolo”.

Quem tem me acompanhado, já percebeu que sou totalmente cética quando o assunto é mídia e quando a fórmula indicada é uma “receita de bolo”, que na teoria mostrada, se aplica a TODO MUNDO.

Pois bem, qual não foi minha surpresa quando o personal trainer do programa decidiu que os participantes deveriam variar seus treinos, e quanta variação!!

Quem nesse planeta vai fazer REMO para perder peso? Quem nesse planeta vai correr na praia, com pára-quedas amarrado às costas? Achei um pouco fora da realidade dos "MORTAIS".

Entendo que a atividade física é muito importante para a perda de peso, mas sinceramente, em alguns casos o sofrimento não justifica o resultado. Se eu estivesse fazendo o que eles estão fazendo, já teria desistido faz tempo.

Não dá para fazer o controle de alimentação que eles fazem, se privando de tudo que mais gostam, fazendo ginástica como verdadeiros atletas, sim, pois como é uma meta do programa, eles têm muito tempo livre para SÓ FAZER GINÁSTICA, além de consultoria freqüente de personal trainer, nutricionista e acompanhamento médico, tudo de altíssimo nível.

As pessoas dependem de resultados, nós precisamos de resultados, não adianta dizerem que quando se emagrece fazendo ginástica você fica com mais saúde, se o seu jeans não entrar logo, ou se as roupas que está usando não ficarem um pouco mais largas.

Eu estou sim tentando a ginástica, mas confesso que mais para dar o exemplo para todos os leitores do que por minha vontade própria.

Na minha concepção, quero entrar nos meus jeans ainda guardados, (tenho dois que não entraram ainda), depois sim, eu pensaria em enrijecer musculatura, fazer alguma atividade para o condicionamento físico.

E posso garantir, pois falo com conhecimento de causa, é por causa disso que a maioria desiste.

Pelo que notei no programa, a perda deles está super baixa, em relação aos esforços aplicados, pois eles até queimam gordura, mas estão aumentando a massa muscular, e mesmo perdendo medidas, como tem sido demonstrado, ainda estão com praticamente a mesma aparência, e para a maioria das pessoas, leigas e geralmente IMEDIATISTAS como eu sempre fui, gera o desânimo.

E no momento que bate o desânimo, começamos sentir que é muito mais fácil continuar como estamos, e “Tum”, caímos no buraco negro novamente, voltando à estaca zero, e abandonando dieta e ginástica.

Isso tudo aconteceu comigo inúmeras vezes, e repito, só não aconteceu com os participantes porque eles devem uma satisfação à produção e à direção do programa e também ao público, o que não acontece conosco, que estamos por nossa própria conta, quando tentamos esse caminho.

Lembrando que não sou contra a atividade física, só utilizei essa situação para ilustrar um dos vários motivos que fazem as pessoas desistirem.

Para quem consegue ÓTIMO, é assim mesmo que deve ser, pois depois de um tempo o corpo realmente vai responder muito rápido, mas é preciso que deixem bem claro, que esse caminho é o melhor, porém não é nem de longe o mais curto.

Ai ainda entra a situação emocional de cada um, a condição de saúde, pessoas, que muitas vezes passam por um exame médico precário, isso quando passam, até o tipo sanguíneo, como descobrimos recentemente.

A reação de cada organismo ao exercício físico também pode favorecer ou dificultar a redução do peso, alguns reagem rapidamente com atividade física outros demoram muito.

Concluindo: É mesmo muito difícil atingirmos um nível tão alto de conscientização para aplicarmos tudo o que realmente precisaríamos, nossa condição humana é tão limitada, que muitas vezes precisamos mesmo é fazer as lições por partes. Dividir as metas, e aos poucos superar uma a uma.

Eu costumo dizer que é necessário engolir o elefante por partes, pois se tentarmos devorá-lo inteiro nós não conseguiremos.

10 comentários:

  1. Olá Edamoa!
    Realmente, muitas vezes as coisas são colocadas de forma muito simplista. Concordo com você, quando estamos num estágio de "nao aguento mais", não dá para fazer tanto sacrifício e receber um resultado muito baixo. Eu desisti muitas vezes, mas agora estou seguindo alguns conselhos seus e procurando estabelecer metas menores, para não me decepcionar e ter realmente forças para continuar.

    Obrigada por nos incentivar tanto.

    Suely

    ResponderExcluir
  2. Olá Suely,

    Obrigada, mas eu também busco inspiração em tudo que vocês me escrevem, e quanto aos meus textos, tratam-se de registros de minhas próprias experiências e sensações, sem maquiagem, sem truques, são fatos que coloco aqui para que alguém possa aproveitar de alguma forma na sua experiência.

    ResponderExcluir
  3. Olá Edamoa,
    li seu post acima e, lembrei que frequentei a academia durante um ano fazendo dias alternados de exercícios aeróbicos e musculação, apesar de perder medidas e todos me elogiarem por aparentar ter emagrecido horrores ganhei 6 quilos. Resolvi que preciso perder peso, parei de ir a academia e com dieta e caminhada estou conseguindo emagrecer. Pretendo voltar a academia sim, mas só depois que emagrecer bastante com o objetivo de tonificar a musculatura.

    ResponderExcluir
  4. É Jô!

    Uma coisa de cada vez. Se não as roupas não entram e acabamos desistindo.

    Também acho que a caminhada é uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  5. Ei Edamoa, li esse post e achei super interessante. Tambem concordo, que no caso da Renata e do Zeca, se nao fosse a pressão de mostrar resultados para a produção e o publico, com certeza eles desistiriam. A vontade de emagrecer, e de mudar de hábitos deve partir de nos mesmos. Falo de experiência própria, varias vezes tentei fazer dieta, mas eu nao tinha determinação, e sempre desistia na primeira dificuldade. Então primeiramente devemos mudar nossa maneira de pensar, mudar a cabeça e depois os hábitos,pelo menos comigo só funcionou assim. Precisei exercitar muito minha cabeça para isso, porque a dificuldade e muito grande, e nós seres humanos temos o habito de sempre desistir frente aos obstáculos.
    Outra opinião, sobre a academia eu não sei se de imediato ajuda a emagrecer. Ja fiz a uns 3 anos atras, mas era para modelar o corpo na época porque eu era magra. Quando comecei a dieta eu quis muito entrar na academia, mas como meu marido esta numa situação de transição de emprego, decidimos por nao fazer gastos extra, dos muitos que já temos. Mas comecei a caminhada, e comigo aconteceu da seguinte maneira: nas primeiras semanas é uma animação total, depois da meio uma desanimada, mas eu dessa vez me mantive firme, mesmo nos dias que não to a fim de andar nem 1 metro, vou assim mesmo, me forço a ir para criar o habito.
    Então tenho esse conselho a dar, porque comigo tem funcionado bem, tem dias que estou super disposta, tem dias que não estou, mas vou todos os dias, pois agora tenho medo de parar um dia e não voltar mais. Eu acho que ajuda emagrecer, só não sei a que proporção, porque alem da caminhada faço dieta. Mas consegui eliminar um peso relevante e perdi medidas. Falando em medidas, Edamoa voce já teve a curiosidade de se medir, e comparar? Eu sempre faço isso, porque como não tenho balança e me peso na farmácia as sextas, e uma maneira que tenho de ficar meio que vigiando rs.
    A voce comentou que esta meio desanimada porque tem consigo eliminar pouco a cada semana, mas eu acredito por tudo que já pesquisei, que isso esta acontecendo porque voce já eliminou muito, no começo os quilos extras vão mais rápido, depois vai ficando mais difícil porque os poucos que restam para eliminar são mais localizados, acredito que seja esse o motivo de voce ta eliminando pouco, mas não desanime não, voce vai chegar aonde deseja, tenho certeza, voce já chegou muito longe. Parabéns sempre pela sua determinação. Não desanime jamais por nada!
    Bjos, força sempre!
    Natalia

    ResponderExcluir
  6. Olá Natália!

    Na realidade, acho a proposta do programa muito genérica, e quem me acompanha há algum tempo sabe o que penso das receitas genéricas, ao contrário do que pregam, não serve para todo mundo e ponto.

    Também acho o esquema deles muito fora da realidade da maioria da população, ninguém tem condições de ter a estrutura que eles estão usando e, além disso, eles têm a agenda disponível para os treinos, o que geralmente não é possível para os trabalhadores comuns, que como menciono no "post" “Atividade Física na Escola” de 31 de Março, afirmando que não existe incentivo trabalhista para a prática de atividade física, se quiser fazer, precisa ser na madrugada ou no final da noite chegando em casa exaustos e sem nenhuma vontade.

    Mas essa de praticar REMO pra mim foi demais. Está muito longe de nós “terrestres”.

    Quanto à medição, não costumo fazer isso pois uso a balança para fazer esse acompanhamento diário, mas consigo essas comparações com roupas que antes não serviam, e depois de um tempo passam a servir e acabam ficando largas. Já perdi 4 calças jeans, que ficaram imensas, sem a menor condição se quer de serem ajustadas, já foram para a doação, pois como eu disse NUNCA mais vou voltar ao peso de antes.

    Quanto ao desânimo, eu fico sim meio desanimada às vezes, mas também tenho essa consciência, eu escrevo isso quase todo dia para alguma seguidora ou leitora e eu realmente acredito nisso, mas é quase que inconsciente, ao verificar o resultado da semana, já acostumada com perdas de mais de 1 quilo por semana, acabo ficando ansiosa, mas sei sim que agora só com muita calma e determinação, e não foi por acaso que denominei essa jornada de “Emagrecendo 365 dias”, acho até que já eliminei muito mais do que imaginava ser possível, depois de tantas tentativas frustradas.

    Obrigada, sempre me agarro ao que todas acabam me escrevendo para realmente não fraquejar.

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Eu acho que eu sou um ET!!!!

    Estou me sentindo culpada por ir na academia e não fazer musculação - embora eu tenha um treino montado - fiquei só no spinning pq o frio fez a preguiça bater na musculação. Eu já perdi 5 quilos, mas queria estar emagrecendo com os músculos tonificados embaixo da gordura.

    E me sinto mais ET ainda, pq semana passada eu estava procurando um clube em POA para praticar REMO!!! SÉRIO, DE VERDADE! Só não fui por falta de possibilidade econômica, pq me parece divertido, e além do fato de eu não saber nadar bem - então achei que deveria aprender a nadar antes.

    No alto dos meus 28 anos, eu desencanei. Eu não ganhei 15 quilos em um dia. Logo, eu não vou perder isso tudo em um mês, ou uma semana.
    Deve ser por isso que minha dieta está funcionando, eu sigo, mas sem me cobrar absurdamente. E como a cobrança não é excessiva, não me frusto, e não enfio o pé na jaca.

    E nem me sinto desconfortável acima do peso, comecei a dieta pq a minha mãe estava enchendo o meu saco até ele explodir.

    Confesso que quando vi a dica sobre teu site achei que ia encontrar algo que colocasse as pessoas p/ cima. Mas não sei se foi bem isso que encontrei.

    Eu já pesei 57 quilos (tenho 1,70 - e isso era abaixo do meu peso normal) e não gostava da minha aparência; eu tinha o típico comportamento estúpido de inúmeras adolescentes que perseguem um biotipo que não é o seu, com dietas malucas...

    Dez anos depois, me aceitei. E essa aceitação veio mesmo eu tendo atingido os 80 quilos - e não me sentia feia.

    Agora vou voltar ao meu peso normal. E aliás está sendo bem fácil. E só está ocorrendo assim desta maneira (algo bem diferente das dietas do passado) pq eu me aceitei, e não deixei de gostar de mim pq eu estou 5 ou 7 quilos acima do peso, por exemplo. Por isso consigo ser paciente comigo mesma, e não me frusto tão fácil.

    No passado eu buscava um corpo p/ aumentar minha auto-estima.
    Hoje minha auto-estima é elevada e eu estou procurando voltar a ficar em forma.

    Não estou dizendo p/ ninguém que deve se aceitar obesa ou algo do gênero. Mas não coloque todo o seu valor apenas numa forma física. Caso contrário a frustação quando não se emagrece realmente bate e mesmo quando se está em forma, um quilo que é ganho é gerador de pânico.

    Eu tive que aprender que a vida é mais que dieta, é mais que um pneuzinho, mais que celulite, e que, exceto em casos extremos, os homens não enxergam isso.

    A única coisa que posso deixar é se ame: fazer dieta assim é bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  8. Olá anônima!

    Seja muito bem vinda!

    Aqui todos os comentários e opiniões são muito respeitados e eu aprendo muito com todos os participantes.

    Desculpe-me, mas se ler um pouco mais do blog vai entender meus conceitos, minhas experiências e todas as dificuldades que enfrentei até chegar aqui.

    Foram muitas e muitas tentativas frustradas para perder peso através de receitas que eu denomino de genéricas, onde o nutricionista ou o médico endocrinologista prescreve uma “receitinha de bolo” imaginando ou muitas vezes concluindo que aquilo funciona para todo mundo sem distinção.

    Então sozinha, precisei descobrir o que não funcionava comigo, pois tentava de tudo e sempre perdia muito pouco peso e acabava recuperando com juros e correção, ou seja, parte do peso extra que ganhei foi gerado por ganhos adicionais a cada tentativa de emagrecimento.

    Mas essa história eu já contei muitas vezes no decorrer das discussões que surgiram no blog e pode ser encontrada facilmente.

    Não tenho a pretensão de convencer ninguém de nada, esse espaço destina-se a discussão do tema, com algumas dicas que pelo que tenho recebido de feed-back dos seguidores e leitores, tem ajudado e tem estimulado os participantes a se manterem firmes em suas opções de dieta e atividade física, pois como sempre escrevo nos “posts”, cada um precisa encontrar o que consegue fazer e o que melhor se adapta às suas necessidades, testando sempre e avaliando as reações de seu organismo, não tendo inclusive receio de contestar com seu médico qualquer dificuldade que possa ocorrer durante seu acompanhamento.

    Sinto muito se você não se identificou com absolutamente nada, pois é sempre muito positivo trocarmos experiências com nossos leitores, pois todos nós acabamos aprendendo um pouco mais e descobrimos a cada dia, novas alternativas para nossa busca, mesmo que essa busca não seja somente pela estética, pois nós realmente estamos buscando muito mais que isso.

    Se tiver oportunidade, leia um pouco mais do blog, talvez tenha caído justamente num tema que não concorde tanto, mas tenho certeza que lendo alguns trechos mais, vai entender melhor a proposta do blog e espero que compreenda a minha posição também, que não é de nenhuma “dona da verdade”, apenas escrevo aqui a minha experiência, me nego a mentir ou disfarçar qualquer sentimento, pois acredito que assim como eu já havia desistido de tentar perder peso, muitas outras pessoas podem também estar precisando de uma força a mais e talvez, quem sabe eu possa ser essa força a mais, assim como você pode ser essa força a mais.

    ResponderExcluir
  9. Ah, anônima!

    Então você também deve ter gostado da opção de correr na praia com o pára-quedas amarrado às costas!

    Legal! Eu apenas contestei, pois são atividades físicas que talvez não estejam assim tão populares, mas com o programa, pode até ser que se popularizem.

    Você tem razão, não é nenhum absurdo, olhando por esse novo ângulo de visão que você nos trouxe, embora para mim, não sirva.

    ResponderExcluir
  10. Jesus, alguém tirou a palavra da minha boca !!!
    Gente os mortais não comem salmão com ricota !
    As dietas deveriam ser mostradas com coisas mais simples do dia a dia!!!!
    EU trabalho e estudo!!! Ninguem vai me ver na praia as 10 hs da manha de uma segunda , terça, quarta... isto é utopia! Nem todos tem personal ( eu não tenho rs)...
    Então me desculpe o fantástico, mas pra mim aquilo tudo é balela!!!! Mal tenho tempo de me coçar...quem tem grana e tempo pra fazer tudo aquilo é rico!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.