domingo, 23 de janeiro de 2011

Metabolismo

Acho que muita gente assistiu na semana passada uma reportagem na Rede Record falando sobre distúrbios alimentares.

Apareceram pessoas magras se achando gordas, e pessoas normais se achando muito magras.

Quando o problema é psicológico, é preciso sim, procurar ajuda, e se a pessoa sozinha não percebe isso, é importante que a família esteja presente e faça esse socorro.

Mas o que mais me chamou a atenção, foi um rapaz relativamente jovem, não sei se falaram a idade dele, mas tenho quase certeza de que se trava de um rapaz de menos de 30 anos, que come o dia inteiro.

Mas ele não come normalmente, ele come MUITO, e não é gordo.

Não abordaram, mas para mim, a questão principal é que ele com certeza ainda não tem 30 anos, além de ser homem. A mulher é muito mais sensível ao excesso de gorduras e calorias, imediatamente aparece nas curvas, na cintura, na coxa, no quadril, já o homem, metaboliza mais facilmente esse excesso, talvez pelo tipo hormonal e pela diferença de massa muscular. Penso que o fato de ainda não ter chegado aos 30 é fundamental para que ele consiga comer tanto sem engordar.

Uma pessoa com mais de 30 anos, imediatamente começa a acumular gordura por todo o corpo, se não tiver um controle daquilo que come, e esse rapaz pode esperar, o dia dele certamente chegará, e se não ficar atento desde já, o efeito será devastador.

Ainda acho que todo esse orgulho por poder comer de tudo, que ele mostrou na reportagem vai se transformar num grande arrependimento.

O organismo muitas vezes é traiçoeiro, quando não nos traz os quilinhos a mais, pode trazer coisas piores, muitas doenças graves acabam nos atingindo através de uma alimentação incorreta, como o Diabetes, por exemplo, por isso, todo cuidado é pouco.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e 1 pãozinho com manteiga.
Intervalo da manhã:  Nada, o café da manhã foi tarde

Almoço: Uma pequena porção de macarrão, 1 copo de Pepsi zero e 1 fatia melancia
Intervalo da Tarde: 5 pãezinhos de queijo tamanho coquetel pequeno 50 ml suco de uva

Jantar: 1 pão com presunto e 100 ml de Pepsi zero
Ceia: Nada.

Estou quase tendo uma recaída, o meu peso na balança não se alterou e passar tanta fome e não conseguir se quer uma redução de 100 gramas, acaba me levando a um pensamento negativo. Tenho que me agarrar a alguma coisa para não desistir agora.

2 comentários:

  1. Observo que tem meia dúzia de pessoas no mundo que comem o que comerem, sempre serão magras, muitis magérrimos. COnheço alguns. Um deles eu conheço desde os 15 anos. Hoje, com mais de 40, é seco e come como um obeso.
    Outro começam a engordar por volta dos 35.
    NO meu caso, que acabei de fazer 50, era ultra magra na juventude. Por vota dos 30 engordei uns quilinhos por conta de cortisona. Após voltei ao normal. Até uns mese atrás eu estava com 67/68 kgs,m para 1,78 m. repentinamente, passei para 71.
    São duas hipóteses: idade ou hipotiroidismo.
    Vou fazer o exame para ver se é ou não é.

    ResponderExcluir
  2. Caro (a) Anônimo (a), Você tem razão, realmente tem pessoas que são até apontadas como: "aquele não engorda de ruim". Penso que são casos raros, mas eles existem. A questão é que após os 30 realmente o metabolismo da maioria dos chamados "normais", é alterada completamente e parece que tudo que se come, fica armazenado.Com 1,78 de altura e 71 quilos, penso que está super bem, mas concordo que é sempre bom pesquisar através dos exames a variação repentina de peso. Muito legais suas colocações.Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.