Revisado em: 14/12/2011
Revisado em: 05/06/2012
Meu Resultado até essa data: 15 quilos eliminados em 271 dias de controle.
Missão Cumprida, já que minha meta inicial era eliminar 15 quilos em 365 dias.
Agora continuo tentando evoluir um pouco mais, já que tenho alguns poucos quilos "sobrando", precisamente 8 quilos;
Confesso que fiz pouca atividade física, pois ainda estou lutando para adquirir condicionamento e disciplina e ainda não sei o que me falta mais, se disciplina, já que fui tão disciplinada com relação à alimentação, ou condicionamento físico.
Tive uma recaída no último mês (Maio/2012), recuperei um quilo, e agora que tenho bem menos peso para eliminar, fica muito mais difícil eliminar até mesmo esse quilo que acabou se instalando novamente, mas voltei a me policiar mais e controlar novamente a alimentação pois realmente perdi as rédeas nos últimos dois meses, portanto recuperar apenas um quilo é quase um milagre.
Retomando os pontos mais importantes para facilitar para os novos e atuais seguidores:
Essas são as principais medidas que adotei para conseguir chegar até aqui, e tem funcionado bem comigo. Todas foram resgatadas das postagens anteriores, pois todos os dias, eu me lembro ou descubro algo que acaba ajudando.
Se alguém se lembrar de algo a mais para enriquecer esse resumo, por favor, sinta-se à vontade em complementá-lo, periodicamente estarei reeditando com eventuais correções e complementos.
CONSCIENTIZAÇÃO
Assuma de verdade que tem mesmo aqueles quilos para ELIMINAR, para melhorar, temos que aceitar a imperfeição, só aceitando o defeito, nós conseguiremos corrigi-lo.
Nossa família não acompanha nossa dieta, e às vezes até atrapalha, nos tentando, temos que nos manter firmes na medida do possível.
É importante manter a concentração e não fraquejar, nem mesmo em momentos difíceis, tudo pode ser usado como desculpa para desistir, por isso nunca deixe situações se tornarem maiores do que sua força de vontade.
O importante não é o que você escuta, mas o que o seu cérebro ouve. Voltar a comer, por exemplo, não precisa significar voltar a devorar, tudo que aparecer pela frente, sem nenhum controle.
Muita atenção ao seu estado emocional, é fundamental manter o autocontrole e estar alerta para que depressão, triteza, carência entre outras situações, não se apoderem de você.
Pense muito mais no benefício da dieta e da atividade física do que nos sacrifícios envolvidos na jornada, será muito mais fácil chegar ao final.
SEM ILUSÕES
Não acreditem na sua família, eles sempre vão dizer que você está bem, que não precisa de dieta.
Também não acredite nas celebridades, nem na mídia, nesse mundo, existe muito marketing e muito Photoshop, além de mentiras e ilusões, ninguém é perfeito, nem mesmo as celebridades.
Antes de optar por uma água com menos sódio, reduza o sal de suas refeições, é mais eficiente e mais barato.
Passar fome em casa é mais barato que num SPA, se quiser optar pelo SPA, que seja o ESPARADRAPO na boca.
Abandone os remédios enquanto é tempo, a perda de peso com medicamentos geralmente é momentânea e gera a dependência.
Ao invés de tomar comprimidos para capturar as gorduras ingeridas, deixe de ingerir gorduras, é mais barato.
Preste atenção à quantidade ingerida. Não pense que comer quilos de vegetais vai proporcionar emagrecimento.
TIPOS DE ALIMENTOS
Dependendo do metabolismo individual, frutas podem aumentar o apetite se ingeridas nos intervalos das refeições, faça o teste e acompanhe sua reação, opte por consumir da forma que melhor se enquadrar à sua dieta.
Reduza o máximo que conseguir carboidratos, doces, gorduras e frituras, embora seja uma recomendação “clichê”, temos que mentalizar todo dia, como se fosse um mantra.
Você certamente sentirá muita vontade de comer carboidrato e doces, pois as crises são inevitáveis, nesses momentos procure consumir uma porção pequena de nozes, castanha de caju ou castanha do Pará, ou ainda dois ou três damascos secos ou também 2 ameixas secas. As frutas secas e as sementes oleaginosas são excelentes aliadas nessas ocasiões. Lembre-se utilizei OU, nunca consuma todas de uma só vez, nem abuse da quantidade.
Beba muita água, no mínimo 2 litros por dia, não é nenhuma novidade, mas é muito difícil, para quem não está acostumado, passe a medir com uma garrafa tipo squeeze, isso facilita o acompanhamento e gera o hábito.
Mentalize: Para que serve esse alimento? Se for algo que você já comia sempre, só para engordar, pois não se trata de vontade comer morango com chantilly, por exemplo. Você só pode dizer que está com vontade de algum alimento se for muito ESPECIAL, se fizer algum tempo que não come, caso contrário, aquilo só vai te engordar.
Sempre que possível, inclua no cardápio, alguns dos alimentos termogênicos, que por aumentar a temperatura do corpo, aceleram o metabolismo. São eles: pimenta vermelha e pimentões, Gengibre, Vinagre de Maçã, Ômega 3, Chá Verde, Canela: , Guaraná em pó e Água Gelada.
PROVIDENCIAS
Compre uma balança e acompanhe diariamente, sempre pela manhã, seu peso, não precisa se estressar por não eliminar nada, mas tenha certeza de que não está recuperando ou aumentando de peso, variações momentâneas são comuns, mas é importante se manter alerta.
Faça da necessidade de ir mais vezes ao mercado, uma atividade agradável, tente se concentrar na sua meta.
Procure adaptar sua dieta aos alimentos que você tem em casa, conhece ou sabe onde conseguir facilmente, muitas dicas de cardápio sugerem produtos que não é possível saber nem onde são encontrados.
Opte sempre por um cardápio simples e prático, facilitando sua adaptação ao novo nível calórico. Toda dificuldade adicional é um obstáculo a mais.
Não se alimente com refeições pesadas imediatamente antes de se deitar para dormir.
ATIVIDADE FÍSICA
Atividades físicas ficam comprometidas no início da dieta, com um peso maior, o cansaço acaba sendo muito maior também, e com isso vem a indisciplina, procure se movimentar, mas dentro de seu limite e vá aumentando gradativamente e sem pressa.
De nada resolve ser muito rápido se pretendemos atingir longas distâncias. A ginástica precisa entrar definitivamente em nossa rotina, não apenas por um período.
Assim sendo, muito rápido ficamos cansados, muito devagar ficamos desanimados.
Quando decidir praticar uma atividade física, seja perseverante e acima de qualquer coisa tenha disciplina.
O Ideal é encontrar alguma atividade que lhe proporcione prazer, é preciso gostar do exercício, seja dança, caminhada, musculação, aeróbica, mas é importante encontrar "sua vocação", ou seja, algo que goste de fazer.
Preste bastante atenção ao que come antes e depois da atividade física, para não correr o risco de aumentar a quantidade de calorias ingeridas em função da ginástica, pois pode comprometer os resultados.
ESTRATÉGIAS
Lembre-se que não é preciso
PARAR DE COMER TUDO PELO RESTO DA VIDA, mas...
precisamos
PENSAR ANTES DE COMER SEMPRE.
Anote diariamente tudo o que você ingere, assim, vai prestar mais atenção à quantidade e reduzirá o impulso e a compulsão.
Saia da mesa, tão logo finalize sua refeição, pois permanecendo mais tempo, corre-se o risco de continuar “beliscando”, o que estiver disponível, já que a fome demora muito a passar.
Esconda guloseimas, retire do campo de visão embalagens coloridas de tudo que atrai nosso olhar, para reduzir o estímulo ao apetite.
Se a vontade for incontrolável, coma somente se não puder esquecer, e se comer, que seja somente o suficiente para lembrar.
Se der um escorregão num dia, tente compensar na refeição seguinte, se não, compense no dia seguinte ou continue sua dieta normalmente, não é porque cometeu um “pecado” num dia que precisa abandonar a dieta e jogar fora o que já tenha conseguido até então.
Pare de usar camiseta larga, calça legging, pantalona, ou qualquer peça bem larga, pois acabamos parecendo maiores do que somos, e não é nada motivador para a perda de peso, pois nos acomodamos e passamos a aceitar aquela silueta como normal, e seguimos aumentando o peso cada vez mais.
Se continuar atrás das roupas cada vez maiores, se passar pelas vitrines de lojas especializadas em Plus Size e se sentir atraída pelas peças, desista da dieta, pois sua cabeça não vai acompanhar sua jornada.
Observe a reação de seu organismo, adapte sua dieta conforme sua possibilidade e vá fixando metas pequenas e viáveis, comemorando muito cada conquista, pensando sempre na próxima fase. O cérebro precisa sentir de verdade cada vitória.
Estipule metas atingíveis, e procure alcançá-las aos poucos, e sem se pressionar em excesso.
Fuja das promoções anunciadas pelos supermercados para aqueles produtos que só servem para engordar.
Leia sempre os rótulos das embalagens e procure substituir sempre por produtos similares com menor teor de calorias e gordura.
Procure não pensar em quanto ainda falta, se perder energia pensando em tudo que ainda pode faltar, acaba desviando de sua principal tarefa: ELIMINAR SEMPRE, não importa quanto.
Quando o assunto for Festas, Comemorações e Confraternizações a palavra de ordem deverá ser MODERAÇÃO.
Ao conseguir eliminar peso, tente não recuperar, pois eu comprovei que a recuperação é muito fácil, mas eliminar novamente aquele peso que voltou demandará muito mais dedicação e empenho do que na primeira vez.