segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Foco

Hoje, não gostei nada do que vi na balança.  

Amanhã, um pouco mais desintoxicada do final de semana, vou confirmar, mas parece que além de não ter perdido nada, eu recuperei alguma coisa. Socoooorrooooo!!! 

Tem nada não! Agente se recompõe, mas é um bom momento para refletir: Realmente não se pode relaxar, e não é o sinônimo de descuidar, na verdade seria o desencanar um pouco. Podemos colocar tudo a perder ao ceder só um pouquinho. 

FOCO, sempre na frente de qualquer outro pensamento. Retroceder jamais!!!! 

Não podemos nos dar ao luxo de aceitar um momento de fraqueza justificado por uma situação de festejo, nem mesmo o calor absurdo que estava na praia no final de semana poderia ter me convencido a tomar um picolé de milho verde. E o pior é que tentei comprar uma água de coco antes, e não consegui, nenhuma barraca tinha. Mas esse foi só o começo do meu pecado...

Aliás, comentando com as pessoas que me faziam companhia, eu disse que muitas vezes fica até difícil entender, porque gostamos tanto de coisas que além de não fazer bem, acabam fazendo muito mal ao nosso organismo. 

O sorvete, por exemplo, aquele de pote, que adoramos, é altamente calórico, gorduroso e doce, só serve para nos engordar, pois nem matar a sede consegue. 

Não é à toa que, muitas vezes em filmes ilustram aquelas mulheres problemáticas sentadas à frente da TV, se deliciando com um pote enorme de sorvete. 

Se pararmos para pensar é um sabor feito somente para nos satisfazer momentaneamente e em seguida nos trazer aquele gosto amargo que sentiremos por muito tempo ao ver nosso jeans no armário, mofando... 

Quando formos comer alguma coisa, precisamos ser mais seletivos, perguntar por que precisamos daquilo, e se realmente for muito compensador, ai sim, comemos, mas se concluirmos que o prejuízo será muito maior que o benefício recebido, é melhor não comer. 

Não podemos ter vontade de comer algo que não serve para nada, por isso, precisamos manter produtos tentadores bem longe de nossa visão, mesmo que outras pessoas de sua família estejam degustando o produto, tente sair de perto, e concentre-se no grande mal que aquele alimento fará para sua dieta. Pense: NÃO VALE A PENA.

Café da manhã: Café com adoçante
Intervalo da manhã:  1 biscoito água e sal e um cafezinho

Almoço: ½ filé de frango de frango grelhado e 1 colher de sopa de arroz
Intervalo da Tarde: ½ pãozinho torrado e um cafezinho

Jantar: ½ coxa de frango
Ceia:  5 ameixas secas

Nos intervalos bebi bastante água.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Força de Vontade


Parece que quando estamos em dieta, tudo que ouvimos ou lemos, traz alguma informação sobre o assunto.

Hoje, passando o controle remoto da TV, por acaso parei num canal que passava uma entrevista rápida com Roberto Justus, e  ao ser perguntado sobre a sua boa forma física, ele simplesmente disse que acorda bem cedo, dorme de 5 a 6 horas por dia, e antes mesmo de comer qualquer coisa, faz sua ginástica diária.

Contradições, se compararmos com que os médicos dizem, quando afirmam que precisamos de pelo menos 8 horas de sono por dia e nunca, em hipótese alguma, devemos praticar atividade física sem nos alimentar antes.

Como eu venho escrevendo, tudo é uma questão de se adaptar, nenhuma regra é infalível, tudo depende e varia de acordo com cada organismo.

Mas ele foi além, disse que recentemente falou para um amigo que estava começando a engordar, que “Só é gordo quem quer, pois hoje em dia existe solução para tudo, até a cirurgia do estômago, e quem não se cuida é por que não tem força da vontade...”

Para mim, afirmações desse tipo beiram o limite da crueldade, embora tenha procurado me concentrar nessa necessidade de manter o foco e me agarrar na força de vontade, acho que ninguém tem direito de fazer esse tipo de acusação. Sim, falar assim é se colocar num pedestal e acusar os outros de não terem a mesma disposição.

Precisamos sim de determinação, mas penso que ninguém precisa ser depreciado para sentir vontade de reduzir alguns números no seu manequim.

Café da manhã: 50 ml de leite, café, adoçante  e 1 pãozinho Puro e sem miolo
Intervalo da manhã:  nada, só água, muita água

Almoço: 1 sobre coxa de frango, 1/2 bife, 1 porção de grão de bico e ½ copo refrigerante.
Intervalo da Tarde: 1 pãozinho de queijo, ½ copo de refrigerante

Jantar: 1 fatia de pizza de palmito e ½ fatia de queijo 1 copo de refrigerante
Ceia:  nada, só água, está muito calor.

Acho que tive problemas essa semana, eu abri mão de muita coisa e estou preocupada com a balança.

Esses últimos dias foram um tanto quanto desregrados e acho que vou ter um preço por isso, então vou precisar de medidas drásticas, ou seja, dieta radical novamente, a partir de amanhã.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pé na “Jaca”

Sabe aqueles dias que além de não cumprir as regras, ainda quebramos promessas sagradas? Pois é, hoje foi um daqueles dias.

Festinha de aniversário novamente. Como se não bastasse, nosso aniversário, temos comemorações o ano inteiro de toda a família, se a família for grande, aumenta a probabilidade de sermos convidados para aniversários quase todos os finais de semana.

Churrasco, refrigerante, praia, calor e como previsto, dieta suspensa. Não consegui evitar.

Amanhã vou precisar de uma boa compensação, para que esse deslize não vire um pesadelo.

Desde o início dessa dieta, que já se consagrou com um recorde (como eu disse nunca tinha chegado tão longe, nem atingido resultados tão expressivos), esse é o meu maior deslize.

Café da manhã: 50 ml de leite, café, adoçante  e 1 pãozinho de queijo
Intervalo da manhã:  1 picolé de milho verde -  Estava muito calor na praia

Almoço: 1 sobre coxa de frango, 1 bife, ½ lingüiça, 1 porção de grão de bico e ½ copo de cerveja.
Intervalo da Tarde: 1 pãozinho de queijo, ½ copo de refrigerante

Jantar: 1 fatia de pizza de palmito e ½ fatia de queijo 1 copo de refrigerante
Ceia:  nada, só água, está muito calor.

Hoje, minha alimentação foi um verdadeiro escândalo, mas como já falei, não vou entrar em choque por isso.

Amanhã continuo como se nada tivesse acontecido, sem me abalar e seguindo em frente com todas as estratégias de compensação, para voltar ao ritmo normal.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dica Importante

Café da manhã: café e adoçante e 2 bisnaguinhas com requeijão.
Intervalo da manhã:  café, adoçante e dois biscoitos água e sal

Almoço: 1 concha de sopa de legumes sem amido e uma porção de grão de bico
Intervalo da Tarde: café e adoçante e 5 biscoitos maisena (exagerei!).

Jantar: 2 salsichas, 1 pãozinho de queijo e ½ copo de refrigerante de limão zero
Ceia: nada

Não sei se todo mundo que faz dieta se lembra de comprar uma balança, mas no meu caso, eu nunca tinha pensado nisso e comprei uma, exatamente uma semana antes de iniciar esta jornada que venho relatando aos leitores e posso garantir que foi o melhor investimento que fiz.

Antes, eu começava a dieta e não tinha como fazer a checagem e o acompanhamento, a cada vez que precisava verificar o peso, precisava me deslocar até uma farmácia e acabava não acompanhando nada. Resultado: Abandonava logo nos primeiros dias, pois não conseguia ver nenhum resultado.

Agora, me peso diariamente, sempre no mesmo horário e faço o acompanhamento e acredito que se eu tivesse pensado nisso antes, jamais teria adquirido 15 quilos, pois ficaria sempre atenta ao peso e com certeza não teria deixado chegar a esse ponto.

Penso que é muito importante monitorar o peso, talvez até diariamente, pois vendo o aumento na balança ficamos alerta e acabamos evitando esse aumento nas medidas, pois só percebemos o excesso de peso, quando tentamos vestir aquele jeans justinho e maravilhoso e  constatamos que ele não entra mais.

Perdido o primeiro jeans, o resto vai mais  rápido ainda, pois nos acostumamos a cada vez mais, usar peças um pouquinho maiores, até que chega um dia que não encontramos uma determinada roupa no tamanho que precisamos.

Não é tarde, mas a dificuldade para eliminar certamente será muito maior, o sofrimento e a ansiedade acabam atrapalhando cada dia mais. É sempre muito mais fácil corrigir o problema no começo, só que para isso é importante estar verificando o peso com uma freqüência e rotina que normalmente não estamos acostumados.

Portanto: Quem ainda não engordou tanto e não tem uma balança, compre uma imediatamente e quem já tem alguns “bons” quilos para eliminar, também compre, para começar ONTEM o acompanhamento. Os resultados acabam vindo, com uma facilidade inacreditável.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fixando Metas

Café da manhã: café e adoçante e 1 biscoito água e sal.
Intervalo da manhã:  suco de abacaxi com as fibras do próprio abacaxi e adoçante     

Almoço: Porções generosas de tomate e alface1 bife pequeno e 1 suco natural de abacaxi
Intervalo da Tarde: café e adoçante e 3 biscoito água e sal.

Jantar: NADA - Estou com dor de cabeça e sem apetite, só vou tomar 2 copos de suco de abacaxi
Ceia: nada

Acredito que nunca comi tanta verdura em toda minha vida. Acho que comi mais folhas nesse mês do que na minha vida inteira.

Para ser sincera, não gosto de salada, me agradam um pouco mais as folhas refogadas como folha de brócolis, couve, escarola, mas mesmo assim, não são meus pratos favoritos, mas já que a maioria diz que faz bem, vamos aderir...

Minha meta é fechar o mês com uma redução de 5 quilos, como comecei em 3 de Janeiro, espero conseguir até 3 de fevereiro atingir essa marca, mas como já mencionei antes, nunca consegui chegar tão longe e, estou satisfeita com a marca atual, de aproximadamente 4 quilos eliminados.

Penso que o que todos precisamos é encontrar uma forma de contornar a fome, reduzir a ingestão exagerada de carboidratos, incluir alimentos saudáveis e substituir as guloseimas.

Cada um pode encontrar seu caminho, independentemente de seguir qualquer RECEITA PRONTA, uma ou outra dieta, temos que personalizar nossa dieta e parar de tentar seguir um padrão vendido na TV ou nas livrarias.

Agora posso afirmar que podemos sim, adequar nossa dieta ao nosso dia a dia, sem precisar fazer pratos especiais e separados somente para nosso consumo, basta utilizar o que normalmente já temos em casa, exceto se nosso cardápio normal for muito fora do padrão saudável, com muita massa, frituras e doces, caso contrário é perfeitamente ajustável.

Se nossos hábitos alimentares estiverem presos às massas, frituras e excesso de doces, aí sim, precisaremos readequar e enquadrar toda a família, pois provavelmente todos na casa estarão com excesso de peso.

No meu caso, eu já não consumia praticamente nada de fritura, doces somente em ocasiões especiais, massas em finais de semana, só utilizava pouco os vegetais, verduras e legumes e passei a incluí-los mais freqüentemente para toda a família.

Essas medidas, somadas à redução dos pães, bolos e tortas, estão me devolvendo mais saúde.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dia complicado

Como disse ontem, caso cometa algum deslize, nada de desespero. Retome a dieta como se nada tivesse acontecido e se conseguir tente compensar na próxima refeição, mas sem “neura”.

No momento que cometemos esses deslizes, passamos a acreditar que tudo está perdido e nosso subconsciente faz com que nos rendamos.

Essa rendição nos custa o abandono da dieta, quando na verdade não precisamos jogar tudo que conseguimos fora, mesmo que apenas poucas gramas tenham sido eliminadas.

Nosso cérebro trabalha contra nossa dieta, tudo é motivo para abandonar, mas nós temos que nos antecipar às armadilhas psicológicas e perceber a hora certa para desviar delas.


Café da manhã: café e adoçante e 1 biscoito água e sal.
Intervalo da manhã:  4 torradas com requeijão e um cafezinho      

Almoço: Porções generosas de tomate e alface1 bife pequeno e 1 suco natural de abacaxi com adoçante
Intervalo da Tarde: 1 fatia pequena de panetone – ai que vontade!

Jantar: Não deu para preparar o jantar, então foi 1 pãozinho sem miolo com presunto e queijo.
Ceia: Nada.

Hoje, não resisti a um pequeno pedaço de panetone, sem exagerar, comi um pedacinho e foi tão bom.

O problema é que o jantar também ficou complicado e acabei comendo um pãzinho, mas acho que não será problema, amanhã eu certamente compenso.

É assim que tenho feito e tem funcionado, mesmo não eliminando muito peso rapidamente, tenho conseguido algum resultado.

É importante não perder o foco.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Menos 300 gramas

Ao me pesar, registrei uma redução de 300 gramas, um tanto quanto desolador comparando-se à fome que enfrentei durante toda essa semana, mas aceitável se comparado aos míseros 100 gramas registrados ontem.

Vamos em frente, as dificuldades sé tem aumentado, mas o que me fortalece é o fato de nunca ter conseguido chegar até aqui, nunca fiz um controle alimentar durante tanto tempo e sinto que a cada dia fico mais resistente às tentações.

Já não sinto tanta necessidade de ficar comendo algo o tempo todo, consigo ver algumas guloseimas sem tanto sofrimento, aquela vontade incontrolável já não está mais tão presente.

Logicamente, em alguns momentos acabo não resistindo, mas tenho um controle muito maior do que tinha há quinze dias atrás.

Para quem ainda não começou, sugiro reler o blog desde o princípio, mentalizar que vai conseguir e repetir para si mesmo muitas vezes que é possível.

A cada momento de fraqueza, pare, pense, releia as dicas e se não resistir, tudo bem, tente compensar no período seguinte, aquele pequeno deslize.

Eu tenho tido vários deslizes durante esses últimos 20 dias, num dia não resisto ao pão, no outro à cervejinha, no outro ao sorvete das crianças, mas imediatamente procuro compensar na refeição seguinte e segurar a “onda” nos dias seguintes, pois podemos perder o controle num dia, o que é terminantemente proibido é perder a linha todos os dias.

Hoje por exemplo, fomos todos ao shopping, e todos comeram sanduíches daquela famosa marca, com direito a batata frita e refrigerante, e eu jantei antes de sair de casa para não comer nada, mas tomei um cafezinho com adoçante, antes de voltar para casa. Isso é inédito, eu nunca fui a um fast food e fiquei sem comer aqueles lanches deliciosos e altamente calóricos. Ponto pra mim mais uma vez.

Café da manhã: café e adoçante e 1 biscoito água e sal.
Intervalo da manhã:  1 torrada com requeijão e um cafezinho        

Almoço: Porções generosas de tomate e pepino fatiado e alface1 bife pequeno
Intervalo da Tarde: 1 fatia de queijo frescal.

Jantar: Porções generosas de tomate e pepino fatiado e alface1 bife pequeno
Ceia:    5 ameixas secas.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SPA

No final de semana, li uma reportagem sobre SPA e, acabei ficando mais animada em eliminar meus quilinhos extras, em casa mesmo.

Gente! A diária de um SPA mediano, não sai por menos de R$ 200,00, pensem bem, é a diária. Algumas opções citam três refeições inclusas, na diária de R$ 300,00. Fico tentando imaginar que refeições seriam essas, pois se nos trancamos num SPA, o objetivo normalmente é passar fome.

Acho que é muito caro, então estou cada vez mais convencida de que é melhor passar fome em casa mesmo. Se bater a ansiedade, ao invés de contar com uma massagem relaxante, tomamos um chazinho e fica tudo bem, para esquecer um pouco a fome, ao invés de caminhadas ou meditação, podemos pegar um balde, e fazer uma faxina básica.

Realmente, fica muito mais barato passar fome em casa!

Hoje ainda não vou considerar o peso que atingi, pois na semana passada eu acabei enganada, pois na segunda eu apresentei o mesmo peso de uma semana antes, e na terça feira desapareceu um quilo.

Então vou esperar até a pesagem de amanhã, mas posso adiantar que não estou nadinha animada.

Além disso, preciso pensar numa nova dieta, quem sabe a Dieta da Lua? Come-se de tudo menos a Lua.

Estou mesmo bem irritada. Essa fase deve ser bem crítica, pois minha vontade é abandonar tudo, mas vou insistir mais um pouco.

Talvez devesse começar também a atividade física, mas eu só vou começar quando eliminar pelo menos mais dois quilos, pois quero colocar minhas roupas de ginástica e não ficar com falta de ar, e também me recuso, a comprar outras roupas.

Café da manhã: café e adoçante e 3 torradas com requeijão.
Intervalo da manhã:  2 torradas e um café com adoçante

Almoço: 1 porção generosa de escarola refogada acompanhada de ½ bife de frango grelhado
Intervalo da Tarde: 1 fatia pequena de queijo frescal.

Jantar: 1 colher de sopa de arroz 1 um colher de sopa de salada de macarrão
Ceia: Nada.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Metabolismo

Acho que muita gente assistiu na semana passada uma reportagem na Rede Record falando sobre distúrbios alimentares.

Apareceram pessoas magras se achando gordas, e pessoas normais se achando muito magras.

Quando o problema é psicológico, é preciso sim, procurar ajuda, e se a pessoa sozinha não percebe isso, é importante que a família esteja presente e faça esse socorro.

Mas o que mais me chamou a atenção, foi um rapaz relativamente jovem, não sei se falaram a idade dele, mas tenho quase certeza de que se trava de um rapaz de menos de 30 anos, que come o dia inteiro.

Mas ele não come normalmente, ele come MUITO, e não é gordo.

Não abordaram, mas para mim, a questão principal é que ele com certeza ainda não tem 30 anos, além de ser homem. A mulher é muito mais sensível ao excesso de gorduras e calorias, imediatamente aparece nas curvas, na cintura, na coxa, no quadril, já o homem, metaboliza mais facilmente esse excesso, talvez pelo tipo hormonal e pela diferença de massa muscular. Penso que o fato de ainda não ter chegado aos 30 é fundamental para que ele consiga comer tanto sem engordar.

Uma pessoa com mais de 30 anos, imediatamente começa a acumular gordura por todo o corpo, se não tiver um controle daquilo que come, e esse rapaz pode esperar, o dia dele certamente chegará, e se não ficar atento desde já, o efeito será devastador.

Ainda acho que todo esse orgulho por poder comer de tudo, que ele mostrou na reportagem vai se transformar num grande arrependimento.

O organismo muitas vezes é traiçoeiro, quando não nos traz os quilinhos a mais, pode trazer coisas piores, muitas doenças graves acabam nos atingindo através de uma alimentação incorreta, como o Diabetes, por exemplo, por isso, todo cuidado é pouco.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e 1 pãozinho com manteiga.
Intervalo da manhã:  Nada, o café da manhã foi tarde

Almoço: Uma pequena porção de macarrão, 1 copo de Pepsi zero e 1 fatia melancia
Intervalo da Tarde: 5 pãezinhos de queijo tamanho coquetel pequeno 50 ml suco de uva

Jantar: 1 pão com presunto e 100 ml de Pepsi zero
Ceia: Nada.

Estou quase tendo uma recaída, o meu peso na balança não se alterou e passar tanta fome e não conseguir se quer uma redução de 100 gramas, acaba me levando a um pensamento negativo. Tenho que me agarrar a alguma coisa para não desistir agora.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Água do milagre

Quem ainda não ouviu a propaganda da água milagrosa, que promete ser melhor que a água mineral ou qualquer outra água pura e limpa que bebemos normalmente? 

O sal contido da água comum que bebemos, é um sal útil para nosso organismo, e tomar essa água cujo marketing diz ser muito saudável, e que de especial só tem o preço, não melhora em nada nossa dieta. 

Ouvi uma nutróloga, informar que se você quer reduzir o sal, deve reduzir dos alimentos, pois o excesso de sal que nós normalmente consumimos está nos alimentos, muitas vezes industrializados, e não é o sal da água que faz mal, mas de todos os outros alimentos que consumimos. 

Retirar o sal da água, não representa quase nada, se comparado aos alimentos industrializados que fazem parte da dieta de muitas pessoas, ou mesmo o excesso de sal colocado nas refeições caseiras. 

Para "desinchar" como promete o “produtor”, na verdade engarrafador dessa água, basta que diminua o excesso de sal ingerido durante as refeições. 

A propaganda é tão leviana ao ponto de afirmar, que essa água, “ajuda você a eliminar as toxinas que seu organismo não precisa” – Mas será que ela deixa algumas toxinas que o organismo precisa? Será  mesmo que existe alguma toxina que o organismo precisa? 

Somos submetidos a tanto marketing, tanta propaganda, e a insistência e repetição freqüentes, acabam conseguindo convencer muita gente. 

Assim, antes de decidir aceitar afirmações comerciais como verdadeiras, pesquise, consulte algum especialista. Hoje em dia, é um pouco mais difícil enganar todo mundo, as informações estão à disposição de quem quer que seja, basta se interessar. 

Pesquise, confrontes informações, e opiniões, para só depois optar por seguir uma determinada dieta, e mesmo assim, faça testes, analise como se comporta seu metabolismo, não vá acreditando cegamente em tudo que a mídia informa, pois muitas vezes trata-se de uma desinformação.  

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e 1 pãozinho com manteiga.
Intervalo da manhã:  Nada, o café da manhã foi tarde

Almoço: Porções generosas de tomate e pepino fatiado e ½ copo de cerveja.
Intervalo da Tarde: Fui a um aniversário - 2 pãezinhos sem miolo com presunto e queijo ½ fatia pequena de bolo do chocolate, sem a cobertura.

Jantar: suspenso pelo aniversário
Ceia:    5 ameixas secas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

LIPO em Cápsulas

Todo mundo que precisou eliminar peso, alguma vez na vida, já ouviu falar daqueles produtos que se vendem, prometendo “enxugar” a gordura dos alimentos.

Colocam alguma das chamadas “celebridades”, com aquele corpinho definido, oferecendo alguns comprimidinhos para serem consumidos diariamente para “recolher” a gordura dos alimentos ingeridos.

Não é muito mais fácil e barato não ingerir a gordura? Essas cápsulas têm um custo elevado, é preciso tomar no mínimo duas a cada refeição e para comprar, a pessoa precisa financiar, pois é um lote imenso do produto de uma única vez.

Tentam vender uma quantidade grande dos comprimidos, pois sabem que vão vender apenas uma vez, então aproveitam a oportunidade, para vender o máximo que conseguirem. Oferecem descontos, dizem que se ligar “agora” levam mais 2, 3 ou 4 caixas  adicionais, das pílulas.

Confesso que já me senti tentada a comprar, mas nunca tive coragem, sempre achei muito dinheiro para um retorno pouco garantido, ou até mesmo duvidoso.

Como já alertei antes, não existe milagre. A única forma reduzir peso e medidas é mesmo o “ESPA”- Esparadrapo na boca, eu estou sentindo isso na pele, digo no estômago – ai que fome!!!!!

Portanto, ao invés de comprar um comprimidinho para limpar a gordura que você ingere, deixe de ingerir a gordura, é muito mais racional e econômico.


Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e 1 pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã:  Não comi nada pois o café já foi nesse horário

Almoço:  1 concha da sopa de legumes e vegetais sem amido
Intervalo da Tarde: duas torradas

Jantar: Meio hambúrguer com bastante tomate e alface, sem maionese, mostarda e ketchup, 50 ml de suco natural de maçã.
Ceia:  1 colher sopa de nozes

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Funções orgânicas

Uma questão importante para um bom resultado na dieta é o perfeito funcionamento das atividades digestivas e do intestino.

Vale ressaltar, nessa experiência, que nunca tive problemas com o chamado “intestino preguiçoso”, e por incrível que pareça, agora, com a redução drástica da quantidade de carboidratos e a inclusão drástica de verduras, frutas e legumes, até então pouco consumidas, o intestino resolveu descansar.

Ou seja, posso estar arrumando um problema, pois o funcionamento do intestino está intimamente relacionado ao HÁBITO. Pessoas que tem qualquer tipo de restrição com locais, que não se sentem à vontade em algumas situações, acabam por desenvolver essa síndrome, pois não tendo um horário definido, acabam se acostumando sempre a esperar um pouco mais, e essa espera pode aos poucos ir se estendendo , podendo até atingir dias, e a falta de freqüência, cada vez mais gera a dificuldade, resultando portanto num ciclo vicioso.

Uma alimentação leve como a média de minhas refeições na semana passada, não poderia ter gerado a falta de freqüência. Isso não é um bom sinal. Afinal de contas fibras e vegetais não são tão imprescindíveis para o bom funcionamento dos intestinos? Médicos e nutricionistas são categóricos em fazer essa afirmação.

Talvez as fibras vegetais não estejam assim, tão intimamente relacionadas ao bom funcionamento intestinal, como tudo, depende de cada organismo, de suas reações e sua forma de sintetizar as vitaminas, proteínas e fibras.

Nesta semana, estou intercalando mais a alimentação “normal” com a sopa e minhas funções têm sido mais regulares.

Mais uma questão um tanto quanto contraditória, para ser mais bem observada e estudada.

Café da manhã: 50 ml de leite com café e adoçante e 1 pãozinho puro sem miolo
Intervalo da manhã:  3 torradas e um café com adoçante

Almoço: Uma concha de Sopa de hortaliças e legumes sem amido.
Intervalo da Tarde: 1 barra de cereais 1 copo de suco natural de melancia

Jantar: Uma concha de Sopa de hortaliças e legumes sem amido.
Ceia:  4 ameixas secas

Hoje decidi comer mais sopa, pois já havia me desviado muito dela.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Anfetaminas

Não foram nem uma, nem duas celebridades que ouvi dizendo ser ou ter sido viciada em anfetaminas.

Como escrevi na primeira postagem em 01 de Janeiro, celebridades não medem esforços, nem riscos para manter a forma.

As anfetaminas são potencialmente inibidoras do apetite e seu efeito pode durar de 4 a 14 horas. Assim é bem mais fácil, o difícil e parar de usá-las.

Conseguem imaginar o poder dessa droga?

As que afirmam, sem qualquer cerimônia, serem usuárias da droga, têm sim, um corpinho de dar inveja, já aquelas que afirmam ter abandonado o uso da substância, estão muito acima do peso que tinham, quando estavam no auge da carreira, muitas estão quase irreconhecíveis.

Ou seja, a dependência de uma substância que prejudica muito mais o corpo do que a própria gordura, é uma condição para se manter “em forma”.

Na semana passada, vi na internet uma reportagem que questionava o momento em que a “gordinha” se assume e se aceita, passando inclusive a valorizar seus atributos. A reportagem chama a atenção para a questão Saúde, mas se a busca pelo corpo perfeito depender do uso de substâncias viciantes, a saúde também estará em segundo plano.

É importante zelar pela saúde, mas adotando hábitos saudáveis, alimentação controlada, e atenção! Quem deve balancear a sua dieta é você, como já mencionei antes, nem tudo que dizem ser saudável é para todo mundo. Muitos alimentos ditos saudáveis, não podem ser consumidos por qualquer pessoa, variar é sempre bom, para não cansar de comer sempre a mesma coisa, e é só, pois não dá para seguir, tudo que os nutricionistas pregam, muita coisa é inviável.

Penso que eu estou conseguindo encontrar meu caminho, já posso sentir uma grande mudança nos meus hábitos alimentares, e os resultados vêm acontecendo também.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e ½ pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã:  1 bisnaguinha com um café e adoçante

Almoço:  1 colher arroz, 1 de feijão, um bife pequeno
Intervalo da Tarde: algumas torradas com uma colher de requeijão

Jantar: Uma porção de beterraba cozida 1 bife pequeno
Ceia:  4 ameixas secas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Foi Pegadinha

Não sei bem o que aconteceu, mas a balança hoje registrou uma redução, de 1 quilo no meu peso. Isso significa que ontem, por algum tipo de retenção, provavelmente de líquido, meu peso se manteve exatamente o mesmo de uma semana atrás. Na realidade, eu eliminei 1 quilo com a dieta da semana passada.

Fiquei mais aliviada, pois eu havia ficado extremamente frustrada, mas como o pensamento positivo é mais adequado para essas situações, adotei uma postura de “aguardar”, e valeu à pena.

Assim, podemos concluir que não devemos nos precipitar, pois em outras ocasiões, eu teria realmente abandonado a dieta e partido para um processo de recuperação de tudo que perdi até agora, jogando fora todo o esforço anterior.

Como tenho que registrar aqui, até para servir de incentivo para muitos leitores que já tentaram muitas vezes, e como eu, também não conseguiram, preferi meditar sobre eventuais problemas que poderiam ter ocorrido no metabolismo ou no próprio organismo no decorrer desse período.

Estou realmente levando esses registros muito a sério, pois me agarro na necessidade de incentivar outras pessoas a também persistirem, quero conseguir e quero que outras pessoas também consigam.

O objetivo aqui é provar para mim mesma, que é possível eliminar o que está sobrando, e manter uma alimentação saudável, sem os remédios que no meu caso, causavam efeitos colaterais que muitas vezes inviabilizavam a sua utilização.

Já estou muito menos compulsiva, nem sinto assim tanta vontade de comer demais, resisto muito mais às guloseimas, e se eventualmente como um pouco a mais, já não me sinto tão confortável, o estômago já fica muito pesado, principalmente quando tomo suco durante a refeição, e estou reduzindo isso, passando a tomar ou pelo menos ½ hora antes ou bem depois.

Ou seja, uma grande vitória, a compulsão está passando sem nenhum medicamento, sem antiansiolíticos, sem tranqüilizantes e sem anfetaminas.

Café da manhã: 50 ml de leite com café e adoçante e 1 pãozinho puro e sem miolo.
Intervalo da manhã:  1 fatia de queijo frescal

Almoço: 1 colher de arroz, 1 de feijão e 1 bife e suco natural de uva com adoçante
Intervalo da Tarde: 4 ameixas secas

Jantar: Uma porção generosa do super vitaminado, chuchu e 1 bife
Ceia:  1 copo de suco natural de uva e adoçante

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ZERO!!!


Calorias? Não, quilos eliminados na semana!!!!

O que vem imediatamente à nossa cabeça? DESISTIR, é claro! Afinal de contas é muito mais fácil desistir...

Aliás, esse é um dos grandes problemas das dietas. Nosso cérebro está acostumado a benefícios imediatos, tudo o que nos satisfaz ou traz “premiações” imediatas, é muito mais fácil de “continuar”.  É assim, por exemplo, com quem fuma. O prazer que sentem fumando é instantâneo, enquanto um tratamento para largar o cigarro, demanda muita persistência e força de vontade, pois os resultados positivos na própria saúde só serão sentidos depois de um bom tempo de “sofrimento”.

O mesmo ocorre com a dieta e lógico com a ginástica, que precisam de muita disciplina – Oh, dificuldade!!!

Quando o resultado ou o benefício demoram a aparecer, o cérebro resiste, pois estamos tentando sair de uma situação de conforto e que traz um bem estar imediato. Por que sairíamos dessa confortável condição, para passar fome e não obter nenhum resultado em um intervalo curto de tempo?

Exatamente essa sensação de “perda de tempo”, faz com que a dieta seja abandonada, ou que percamos a linha rapidamente, pois aquela vontade louca de comer algo realmente saboroso, volta com força total, e haja força de vontade para resistir...

Quem disse que seria fácil? Por isso o blog propõe a perda de 15 quilos em 365 dias, agora só me restam 348, mas em compensação só faltam 13 quilos. Será que esse tempo será suficiente? Espero que sim, felizmente, não eliminei nada nessa última semana, mas também não ganhei. Ufa!

Mas como mencionei no dia 15, senti muita fome nessa semana, mais até do que na semana anterior, quando meu consumo diário de calorias era infinitamente menor.

Mas ainda assim, vou insistir nessa mesma dieta, e ainda não vou fazer a atividade física, pois quero confirmar se é uma reação do meu organismo e do próprio metabolismo, se adequando ao atual cardápio, ou se realmente comer sopinha, não adianta nada mesmo. Se a sopinha não for assim tão importante para bons resultados, eu volto com refeições normais, apenas controlando a quantidade, pois dá menos trabalho que fazer essa sopa, somente para mim, como eu disse antes, comer a mesma coisa do restante da família é sempre mais fácil.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e 1 pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã:  Abusei, com o resultado ridículo, comi uma fatia de panetone

Almoço:  1 concha de sopa de vegetais sem amido
Intervalo da Tarde: fibra de abacaxi

Jantar: 1 concha de sopa de vegetais sem amido
Ceia:  3 ameixas secas

domingo, 16 de janeiro de 2011

Elefantes & Vegetais

Se verduras e hortaliças são menos calóricas, como explicar o tamanho dos elefantes, que são herbívoros?

Só podemos imaginar que tenha alguma relação, com a quantidade e com a atividade física.

O elefante come entre 70 e 150 quilos de ervas, folhas e frutas por dia e se movimenta com muita lentidão e tranqüilidade, exceto se estiver em fuga, quando corre um pouco mais rápido.

Então, de nada adiantaria consumir uma grande quantidade frutas, verduras e legumes sem praticar  alguma atividade física.

Começo a ter certeza absoluta disso a partir da análise que faço dos resultados da dieta seguida durante essa semana, onde reduzi carboidratos e açúcares, aumentei o consumo de verduras e hortaliças, mas parece que a balança não vai se alterar significativamente, se é que vai se alterar...

Preciso pensar na nova dieta para seguir na próxima semana, ainda não sei qual, alguma sugestão?

Estou pensando naquelas dietas prontas, compostos para acrescentar às refeições, que seguem estudos científicos e desenvolvidas por instituições de credibilidade, como eu disse, estou analisando as alternativas e penso em fazer também essa tentativa, pois toda experiência é válida nessa minha jornada.

Esclareço que as duas dietas seguidas até agora são recomendadas para um período de 7 dias, por isso a mudança a cada 7 dias.

Café da manhã: Café com adoçante e 1 pãozinho com manteiga.
Intervalo da manhã:  1 fatia de presunto

Almoço: Uma concha de Sopa de hortaliças e legumes sem amido.
Intervalo da Tarde: Uma pêra, que me deixou com mais fome, acabei beliscando um pedacinho de pão puro.  

Jantar: Uma concha de Sopa de hortaliças e legumes sem amido.
Ceia:  Nada, vamos ver se a balança me anima ou desanima amanhã.

Não se preocupem, mesmo que o resultado seja desanimador, não vou desistir, vou precisar descobrir porque passando tanta fome, o resultado fica tão aquém das expectativas.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Clinicas de estética

Já fiz tratamento durante 4 meses numa clínica de estética.

Infravermelho longo, ai que calor!

Massagem modeladora, ai que dor!

Cremes para isso, para aquilo, drenagem linfática, choque elétrico, mas é mais chique falar corrente russa, ai, ai, ai.

Parei a massagem modeladora, na segunda sessão, e falei para a coitada da esteticista que se ela fizesse novamente iria se arrepender. Aquilo dói demais, e eu ficava cheia de hematomas, parecia mesmo que havia sido espancada da cintura até os tornozelos.

Então recebi um cardápio com receitas de sopas, sanduíches leves, opções para o café da manhã, do almoço, jantar e intervalos. Claro que não segui nada daquilo, afinal de contas o custo da clínica era uma pequena fortuna, embora eu tenha conseguido em cortesia, sabia que o tratamento era muito caro. Sendo assim, os resultados deveriam aparecer independentemente, de uma dieta rigorosa. Hahahaha – Achou que seria assim tão FÁCIL?

Eu ainda tentei controlar um pouco a gula, procurei comer com moderação, e vejam só: Ainda fazia 45 minutos de esteira quase todos os dias. Mas, com resultados ridículos, logo fui abandonando o controle alimentar, a esteira, e por fim, parei o tratamento que tirava muito tempo do meu dia a dia e não apresentava resultados animadores. Sem entusiasmo, não conseguimos mesmo! Ai, devo ter ganhado mais uns quilinhos quando parei o controle da alimentação e parei com a caminhada diária.

Comprovadamente os milagres prometidos pelas clínicas de estética, não existem. Antes de tentar isso, é melhor eliminar o excesso de peso de outras formas mais concretas, depois você pode até apelar para uma correção com a esteticista, mas SEM ILUSÃO, pois só o que adianta mesmo, é fechar a boca.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e ½ pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã: 1 fatia de presunto

Almoço: Substituí o almoço pela sopa do jantar, pois hoje é dia de Pizza
Intervalo da Tarde: Uma fome incontrolável, estava desfalecendo, e precisei de 1 fatia pequena de panetone.

Jantar:.1 fatia de Pizza de queijo e ½ de calabresa, 50 ml guaraná zero
Ceia: Não vou comer nada, pois os deslizes de hoje, já passaram dos limites.

Tenho sentido muita fraqueza, estou quase no fim dessa dieta, mas está mais difícil do que a anterior, onde o consumo calórico era baixíssimo. Talvez seja um efeito acumulado, mas estou me sentindo muito fraca e com muita fome também.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Remédio ou veneno

E quando o produto usado na dieta faz mal?

Num dia ouvimos que o café é um importante antioxidante, no outro, que impede a absorção do cálcio.

Num dia é importante tomar muito café, no outro, devemos evitá-lo.

Num dia o tomate é excelente aliado contra o câncer, no outro descobrem que o excesso de agrotóxico contido nele, é altamente cancerígeno.

É melhor usar adoçante, mas cuidado, pois pode causar Alzheimer, e se for em pó, pode também prejudicar os rins.

Gordura de mais faz mal, de menos faz mal, açúcar de mais faz mal, de menos também.

Ou seja, o que é preciso é encontrar o EQUILÍBRIO. A diferença entre o remédio e o veneno muitas vezes está na dosagem.

Não adianta comer só o que dizem ser saudável, pois muita coisa que é saudável para uma pessoa, não é para outra, a disfunção de qualquer órgão do corpo pode causar intolerância a algum tipo de alimento, ou a falta de determinada enzima no corpo impossibilita que alguma vitamina seja sintetizada, por exemplo.

Assim, nem mesmo as mais conceituadas pesquisas das maiores instituições do mundo, podem ser consideradas, verdades absolutas, pois fatores e variáveis, externos podem resultar, em um novo estudo num futuro muitas vezes próximo, contradizendo a pesquisa em questão.

O que podemos procurar fazer é tentar seguir um padrão que nos faça bem, uma dieta que conseguimos seguir, de preferência da forma mais natural possível. Em vez de tomar só adoçante, reduza o açúcar, mas não tome um copo de suco com 10 gotas de adoçante. Outro dia ouvi um médico dizer que, não há diferença no sabor quando adicionamos 3 ou 10 gotas de adoçante, que o poder de adoçar ocorre com a utilização de pouquíssimas gotas, e que se colocarmos demais, o sabor fica pior, ao invés de melhorar. Fiz o teste e é verdade.

Então o que talvez faça mal, não é o adoçante, mas o excesso dele, como em tudo na vida. O que é demais faz mal e “Todo o excesso será castigado”.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e ½ pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã: 1 fatia queijo branco frescal com café e adoçante

Almoço: Beterraba ralada, 1 bife, 1 pequena porção de arroz e feijão
Intervalo da Tarde: 1 cacho pequeno de uvas

Jantar: Saindo da sopa, comi apenas um bife.
Ceia: 1 castanha de caju

Hoje tomei pouco líquido, acabei me esquecendo. Estou achando que a balança vem oscilando muito pouco. Preocupa-me, quando os resultados são pífios em relação ao esforço.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Comprando roupas

Faz muito tempo que não compro roupas, raramente encontro algo que eu goste, mas na verdade o que realmente acontece é que a moda não gosta de quem tem alguns quilinhos sobrando. Percebem como as roupas ficam lindas, nas modelos ou nas vitrines das lojas?

Analisando por esse ponto de vista, é simples explicar por que aquelas roupas que tentamos vestir, não entram, se entram não fecham, se fecham ficam ridículas.

Mas também temos que ressaltar que os modelitos sofreram uma grande transformação nos últimos anos. O tamanho 42 de hoje em dia, corresponde ao 38 ou no máximo 40, de 15 anos atrás.

Isso sem contar a “cintura baixa” que só pode ser usada pelo padrão Gisele, pois mesmo numa pessoa magra, que tenha um mínimo de gordurinha, não cai bem, pois acaba marcando a região abaixo da cintura, e o corpo da mulher vai aos poucos sendo deformado por essa moda incoerente e sem noção. Por isso andam aparecendo algumas peças com a etiqueta: "CINTURA NO LUGAR", ou seja, as atuais não estão "no lugar". Simples assim...

Hoje, estive em duas grandes lojas de um grande shopping e rapidamente percebi que haviam muitas peças listradas, vestidos, camisetas, até shorts, mas se a listra horizontal “engorda”, alguém poderia me dizer por que só achamos listras na horizontal? Por acaso alguém em sã consciência gosta de se sentir um pouco mais gordo do que o normal? Por acaso a pessoa magra gosta de parecer mais gorda? Se algum leitor tiver respostas me ajudem. SOCORRO!!!!

Não encontrando nada da moda, escolhemos qualquer peça alguns números maiores, camiseta, calça legging, pantalona, ou qualquer coisa bem larga, e acabamos parecendo maiores do que somos, além de não ser nada motivador para a perda de peso, pois nos acomodamos e passamos a aceitar aquela silueta como normal, e seguimos caminhando para o GGG.

Então, nada de roupa muito folgada, nem calça legging, vamos aceitar o que somos e estudar o que podemos fazer para melhorar!!!!

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e ½ pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã: 1 Kiwi , acabei comendo a fruta, e não senti tanta fome como sentia, talvez por se tratar de uma fruta ácida. As mais doces, acabam aumentando minha fome.

Almoço: Uma porção de brócolis, uma de salsão refogado e carne de peru
Intervalo da Tarde: Não resisti a um pouquinho do Milk-shake de minha filha, mas foi bem pouco mesmo.

Jantar: Uma concha de Sopa de hortaliças e legumes sem amido.
Ceia: não vou comer nada, no máximo vou tomar um chá de maçã.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Histórico

Tenho 42 anos, 1,72 de altura, o que me ajuda um pouco, pois sendo relativamente alta, o peso adicional, não se sobressai tanto.

Foram 17 anos ganhando peso. Em dois anos, apenas por não andar mais para pegar ônibus, passando a ir trabalhar de carro, ganhei 3 quilos. Após o primeiro filho, ganhei de brinde mais 3 quilos, dos quais por mais que tentasse, não conseguia me livrar, algum tempo depois, mais 3 quilos após o segundo filho. Maldição dos 3 quilos? Talvez...

Daí para frente, a ansiedade e a correria do dia a dia de uma pessoa cheia de tarefas, com horas faltando no relógio para realizar tudo o que planejava, para um dia de apenas 24 horas, foram apenas facilitadores para o ganho de mais alguns quilos.

Após, inúmeras dietas frustradas para emagrecer, nunca concluídas, voltando a comer até mais do que antes, cheguei ao peso atual, que nem me atrevo a colocar aqui, pois até os 25 anos eu ainda pesava 59 quilos, e mesmo eliminando os 15 propostos, não volto aos 59 quilos. Talvez essa possa ser uma proposta para outro desafio.
(Hoje (15/12/2011), que já eliminei os 15 quilos, posso dizer que quando escrevi esse "post" eu pesava 85,5 Kg).

Como já escrevi anteriormente, praticamente não como fritura e também não gosto muito de chocolate, simplesmente não acho que seja o doce “dos deuses”.

Ainda bem, pois se além de gostar de tudo que gosto, ainda tivesse mais esses itens para me assombrar, realmente estaria aqui, tentando eliminar muito mais quilos que os 15 inicialmente propostos.

Ou seja, meus antecedentes “criminais” não são nada favoráveis.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e ½ pãozinho puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã:  1 fatia de queijo branco frescal

Destaco que embora não esteja relatando, a água já está aos poucos ocupando lugar de destaque no me dia a dia.

Tenho procurado ingerir 1copo de água, a cada duas horas, às vezes em menos tempo, dependendo da minha sensação de fome.

Almoço: 1 bife, 2 colheres de arroz, 1 colher de feijão e folhas de brócolis
Intervalo da Tarde: café, adoçante e ½ fatia de pão de forma

Jantar: Uma concha de Sopa de hortaliças e legumes sem amido.
Ceia: 1 copo de suco natural de abacaxi com adoçante

A perda de peso ainda não se refletiu no manequim, amanhã falo sobre moda, “a tortura”.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Ansiedade e estresse

Todo ser humano tem seu momento de estresse, e muitas vezes sua manifestação nesses momentos não reflete sua realidade.

Ocorre que, existe uma cobrança, para que todos nós tenhamos reações possíveis de serem contornadas, ou seja, todo mundo espera que consigamos manter o controle sempre.

Assim sendo, nada de quebrar aquele vaso caríssimo, pois essa situação não poderá ser consertada de forma alguma.

Mas o que fazer, se alguém, de repente, te diz que é melhor você voltar a comer, pois você está muito estressadinha (o)?

Penso que, nada! É nessa hora que, nossa Razão deve superar nossa Emoção, pois se nos deixarmos abalar, acabamos por desistir não apenas de nossa dieta, mas qualquer coisa, que estivermos fazendo quando insultados nesse nível.

Importante é considerar que aquele momento, saiu do controle e os envolvidos não estavam se expressando de acordo com seus reais sentimentos, nem tão pouco sendo racionais.

É possível sim que possamos estar um pouco mais estressadas (os), do que o normal, é muito positivo, inclusive, reconhece e aceitar que podemos estar mais abaladas (os), psicologicamente, mas JAMAIS vamos concordar que essa ansiedade, causadora do estresse, vai passar se voltarmos a comer descontroladamente.

Temos que usar essas situações a nosso favor, utilizando isso como combustível para nossa difícil jornada.

É importante manter a concentração e não fraquejar, nem mesmo em momentos difíceis, pois dificuldade é o que mais encontraremos pelo caminho.

Sempre teremos um argumento ou uma desculpa para desistir, só não podemos deixar que sejam maiores do que nossa força de vontade.

Café da manhã: 50 ml leite com café e adoçante e ½ pão francês puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã: 1 fatia de presunto

Almoço: 1 bife, 2 colheres de arroz, 1 colher de feijão
Intervalo da Tarde: 3 castanhas de caju

Jantar: Uma concha de Sopa, ½ copo suco natural de abacaxi com adoçante
Ceia: 3 ameixas secas

Ainda sinto muita falta de energia, não tenho a menor condição de iniciar uma atividade física nessa situação. Espero que com o passar do tempo, meu organismo pare de  me castigar e realmente se adapte aos novos hábitos alimentares.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Menos dois √

Uma semana completa, foi difícil, mas acabou a primeira etapa, batizada de “Tratamento de Choque”.

Passando muita fome, quebrando um pouquinho as regras, pois em alguns dias acabei não resistindo alguns itens que deveriam ser totalmente abolidos, consegui eliminar precisamente 2 quilos.

Entretanto, em paralelo, nesses últimos dias, a ansiedade também me atormentou, acabei roendo todas as unhas.

Sim, ficamos mais ansiosos, podemos até nos pegar andando pela casa, sem saber direito o que estamos procurando, mas nesse momento é melhor não se aproximar da geladeira, nem daquele armário onde escondemos as guloseimas. Sim, agora ninguém aqui, guarda guloseimas, ESCONDE.

Sabe aquelas embalagens coloridas daquelas coisas que adoramos devorar? Então! Precisam ficar bem longe dos nossos olhos, pois todo aquele colorido é um estímulo ao nosso apetite, e quanto menos pensarmos nas guloseimas, melhor será para atingirmos nosso objetivo.

Como o objetivo é controlar a fome, sem medicamentos, alguma dificuldade psicológica pode surgir, mas não será por isso que vamos desistir.

Hoje, começo uma dieta menos radical, mas devo me lembrar que é importante ficar longe dos pães, bolos e bolachas.

Eu raramente como frituras, nem gosto de chocolate, mas eu adoro pães, bolos, pudins e tortas, e se tiver esse tipo de alimento à minha disposição, não me responsabilizo pelos meus atos.

Café da manhã: 1 xícara de café com adoçante e ½ pão francês puro e sem o miolo.
Intervalo da manhã: 1 damasco seco e 1 figo seco

Almoço: Frango assado sem pele, duas colheres de sopa de arroz
Intervalo da Tarde: 1 tigela de Poupa de abacaxi

Jantar: Uma concha de Sopa (hortaliças e legumes sem amido)
Ceia: 1 Kiwi

Ainda assim, continuo sentindo muita fome, mas estou conseguindo assumir o controle de minhas refeições e isso em muito se deve ao fato de estar registrando tudo que como, o que faz com que eu esteja sempre atenta, nunca comendo por impulso ou sem parar para pensar.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Tarefas domésticas

Por que será que as tarefas domésticas não emagrecem?

Fiz essa pergunta à Dra. Márcia Bindi, minha querida médica, com a qual me consulto há mais de 20 anos. Ela então me respondeu que não emagrecemos fazendo todo aquele trabalho chato e difícil, pois não estamos concentradas na atividade física em si, mas em diversas outras coisas, que ainda temos para fazer, e resolver naquele dia.

Até faz sentido, mas todos os leitores hão de concordar comigo: NÃO É JUSTO!!! O trabalho não é nada agradável e ainda não temos qualquer benefício direto com ele!

Concluímos então que, temos que reservar um tempo específico para a atividade física e pelo que ouvimos, precisa ser freqüente, o que requer disciplina, coisa difícil não é mesmo?!

Café da manhã: 1 xícara de café com adoçante e ½ pão francês puro e sem o miolo.

Almoço: Frango assado sem pele, 3 colheres de sopa de arroz, um gole de guaraná zero.

Não consegui, no almoço, precisei de um pouco de arroz, tinha mesmo muita fome.

No meio da tarde, visitando uma pessoa da família, comi 2 pãezinhos de queijo (tamanho coquetel), e ainda ouvi que não devo fazer dieta, que o importante é ter saúde. Lembram o que escrevi no primeiro “post”? Nunca acredite nos seus familiares, Não é que eles não lhe queiram bem, mas também se afligem com seu sacrifício, e inocentemente acabam tentando dissuadi-lo do seu objetivo.

Jantar: 1 fatia de pizza, de ontem, coisa rara, nunca sobrava antes dessa dieta.

Amanhã, encerro o período que chamei de “Tratamento de Choque”, e preciso continuar firme, porém com alguma flexibilidade, pois, é realmente difícil, passar com tão poucas calorias e tentar enganar a fome com água e chá.

Então, acho que vou fazer a Dieta da Sopa:  Seria comer tudo que estiver “dando sopa”? Nem pensar! Vamos fazer aquela sopinha que vai de tudo um pouco. Vamos ao supermercado e compramos tudo que encontrarmos em boas condições, preços viáveis, e escolhemos tantas verduras, legumes e hortaliças quanto conseguirmos. Trazemos tudo para casa, higienizamos muito bem, e cozinhamos, adicionando sal, pimenta e temperos conforme nossa preferência. Depois de pronta, podemos consumir, 1 a 2 conchas, no jantar durante sete dias, aos pedaços ou batida, eu prefiro batida.

Após uma semana, comparamos o resultado da primeira experiência, com o da segunda, e assim sucessivamente, até que possamos encontrar a dieta ideal, se é que ela existe.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Farinha de quê?

Assistindo a TV, ou lendo sugestões de livros, revistas e outras publicações, encontramos inúmeras dicas para uma alimentação saudável ou para perda de peso, mas sinceramente, não fazemos a menor idéia de onde são encontrados alguns dos produtos indicados.

Sempre que busco um cardápio, me deparo com algum prato difícil, especial demais, para oferecer aos demais membros da família, ou então, não sei em que seção do supermercado, procurar por determinado ingrediente.

Definitivamente não dá para seguir praticamente nada, o ideal é mesmo, corrigirmos a nossa má educação, já que estamos tratando uma reeducação alimentar, comendo de maneira inteligente, as coisas de que dispomos e que conhecemos.

Café da manhã – 1 xícara de café com adoçante e ½ pão francês puro e sem o miolo

No meio da manhã, não resisti à poupa de coco verde, já que estava na praia e aquela fome torturante estava me castigando.

Almoço: Frango assado sem pele

Atenção, o cérebro normalmente demora um pouco mais para receber o sinal de que já nos alimentamos. Hoje, mesmo depois de terminado a refeição, eu continuei sentindo fome por pelo menos 50 minutos.

Uma estratégia importante nessa situação, é sair da mesa, assim que finaliza sua refeição, pois permanecendo mais tempo, corremos o risco de continuar “beliscando”, o que estiver disponível, já que a fome demora muito a passar.

Jantar:   1 fatia de pizza mussarela, um ”pingo” de guaraná zero, só para adoçar a boca.

Hoje é dia de lanche. Pediram uma pizza e lógico, eu não consegui resistir, mas acho que é a primeira vez na minha vida que como APENAS 1 PEDAÇO de pizza, sempre acabo comendo, dois ou três. Mas ainda acredito que, mesmo com esse abuso, vou registrar um bom resultado na segunda-feira.

Estou pensando, numa próxima fase do regime, iniciar uma dieta com algum produto com um custo aceitável, e que tenha alguma base científica. Até conheço alguns, que aparentemente seriam ótimos aliados, mas vou analisar essa alternativa com cautela.

Estou estudando alguns desses produtos, se for possível, adotarei alguma e contarei para todos os leitores, as sensações, reações e resultados, caso essa alternativa, se torne inviável, continuarei utilizando os alimentos e produtos que tenho normalmente em casa. Por enquanto é apenas uma idéia que será analisada no decorrer dessa jornada.