quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dominando a Vontade

Refletindo sobre algumas das possíveis causas para o ganho de peso, e depois de ter conversando com muitas outras pessoas, consegui descobrir que muitas tiveram uma infância cheia de carências, às vezes afetivas, às vezes econômicas, e algumas dessas carências foram minimizadas no momento que a pessoa atingiu a vida adulta, encontrou uma profissão e conseguiu melhorar seu padrão de vida.

Muitos relataram que ao passar muitas “vontades” na infância e adolescência, tão logo tiveram uma melhora no seu padrão de vida, passaram a consumir muitos produtos que até então eram considerados um luxo.

Passando a ter mais acesso ao consumo, essas pessoas passaram a ingerir muitos itens com alto valor calórico, e a falta de controle na ingestão desses produtos, gradativamente foi gerando um aumento de peso, que a pessoa acabou não se dando conta, tamanha a vontade de saciar todos aqueles desejos contidos na infância.

Assim, aqueles que, na infância, por qualquer motivo, foram privados de guloseimas, por exemplo, acabam descontando, inconscientemente no primeiro momento em que passam a ter melhores condições financeiras, e nem percebem que estão se alimentando de forma errada, e comendo compulsivamente.

Portanto, represar por muito tempo algumas “vontades” pode desencadear um distúrbio muito mais agressivo, num próximo momento.

Penso que não devemos ficar por muito tempo com vontade de comer alguma coisa. É muito importante saber diferenciar vontade de compulsão, mas aquela vontade de uma coisa específica pode fazer mal, e quando eventualmente tivermos contato com o “objeto de desejo”, não seremos capazes de nos controlar e poderemos comer muito além do necessário.

Mas atenção! É importante lembrar que a vontade pode ser saciada com pequenas porções, muitas vezes , muito pequenas mesmo, se não puder, é porque não se trata de vontade, mas de compulsão. Por isso é imprescindível ter noção para conseguir diferenciar.

Atualmente, quando realmente não agüento de vontade de um bolo, por exemplo, corto uma fatia muito fina de no máximo 2 centímetros, corto essa fatia em 4 partes, e como apenas uma dessas partes, guardando as demais para outro momento. Às vezes não volto a comer, ou no máximo me lembro novamente do bolo, dois ou três dias depois, mas nem sempre sinto a vontade incontrolável.

Muito importante:

Coma somente se não puder esquecer,  e se comer, que seja somente o suficiente para lembrar. 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mudança dos Hábitos

Esse post eu tinha que resgatar, pois foi muito bom...
Analisando a frase sensacional de uma seguidora do Blog, Dra Márcia, agora a dentista, não a médica que citei  em 09 de Janeiro – Tarefas Domésticas.

Em seu comentário a Dra. Márcia consegue expressar com precisão o que menciono em 17 de Janeiro - ZERO, onde trato das recompensas imediatas as quais o cérebro está acostumado, como por exemplo, o tempo que demanda um tratamento para se largar o fumo.

Em sua abordagem a doutora consegue uma definição tão clara das dificuldades que encontramos, até por lidar com as dificuldades de seus pacientes no cuidado com os dentes e resume assim sua impressão:

“Hábitos ruins são difíceis de largar, e os bons são difíceis de adquirir, principalmente depois de adultos”

Achei tão pertinente que decidi mencionar numa postagem específica, pois como eu falo lá no início do blog, é muito importante termos essa consciência da existência do defeito e também das dificuldades que devem ser enfrentadas e transpostas, para conseguirmos evoluir na correção do problema.

Tudo começa com bons hábitos, ou deveria começar...

Se acharmos que está tudo bem, ou que a vida é assim mesmo, não teremos motivo para melhorar nada. Isso serve para tudo, não apenas para a questão com o corpo.

Precisamos entender que é sim, difícil, mas superando um pouquinho por dia, podemos atingir também um pouquinho de nossa meta por dia, e esse é o caminho, não adianta corrermos muito rápido se queremos atingir grandes distâncias.

Rápido demais, ficamos cansados, muito devagar, ficamos desanimados...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Promoção Para Engordar

Num dia, lá no comecinho do blog, fui ao supermercado e imaginem o produto que estava numa “Super-Hiper-Mega-PROMOÇÃO”? 

Não, não era a alface, nem a escarola, era o pote de sorvete de 2 litros!

Então redigi a seguinte reflexão:

Em outras ocasiões, certamente eu compraria no mínimo DOIS potes, afinal de contas, estava tão barato, e é tão gostoso!

Pois eu não comprei nenhum, não preciso de sorvete, as crianças podem até tomar um picolé, ou mesmo uma casquinha vez ou outra, mas ninguém precisa ter no freezer de casa um porte inteiro de sorvete, pois se demorar muito para consumir, depois de aberto, acaba estragando, se consumir rapidamente acabam ENGORDANDO.

Assim, cortamos o mal pela raiz. Claro que não vou abolir tudo que a família gosta,  como sempre digo, aliás, escrevo, não podemos fazer a família toda entrar em nossa dieta, mas podemos limitar os erros, que podem levar os demais membros da família, precisar fazer dieta no futuro.

Com crianças é fácil, se não temos a guloseima, acabam esquecendo e o adulto geralmente, só procura quando sabe que pode encontrar alguma coisa para “beliscar”.

Não tenho a pretensão de declarar guerra às coisas gostosas e saborosas, às guloseimas e tudo que aprendemos desde cedo a gostar.

Vou apenas reduzir ainda mais a compra desses produtos, já que aqui em casa  nunca foi assim um exagero na quantidade desses itens, agora a despensa ficará ainda mais “magrinha”.

As crianças nunca gostaram muito de biscoitos recheados, por exemplo, e alguns poucos que compro, passaram a ser consumidos de tanto eu deixar à disposição, caso contrário nunca teriam se acostumado.

Eventualmente compraremos algumas coisas gostosas, mas sempre em pequenas quantidades e avaliando as informações contidas nos rótulos, pois muitas vezes temos produtos similares, com índice calórico menor e podemos tranquilamente substituir.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Querer e Poder

Parece que quando estamos em dieta, tudo que ouvimos ou lemos, traz alguma informação sobre o assunto.

Em Janeiro do ano passado, vi uma entrevista rápida com Roberto Justus, e  ao ser perguntado sobre a sua boa forma física, ele simplesmente disse que acorda bem cedo, dorme de 5 a 6 horas por dia, e antes mesmo de comer qualquer coisa, faz sua ginástica diária.

Contradições, se compararmos com que os médicos dizem, quando afirmam que precisamos de pelo menos 8 horas de sono por dia e nunca, em hipótese alguma, devemos praticar atividade física sem nos alimentar antes.

Como eu venho escrevendo, tudo é uma questão de se adaptar, nenhuma regra é infalível, tudo depende e varia de acordo com cada organismo.

Mas ele foi além, disse que recentemente falou para um amigo que estava começando a engordar, que “Só é gordo quem quer, pois hoje em dia existe solução para tudo, até a cirurgia do estômago, e quem não se cuida é por que não tem força da vontade...”

Para mim, afirmações desse tipo beiram o limite da crueldade, embora tenha procurado me concentrar nessa necessidade de manter o foco e me agarrar na força de vontade, acho que ninguém tem direito de fazer esse tipo de acusação. Sim, falar assim é se colocar num pedestal e acusar os outros de não terem a mesma disposição.

Precisamos sim de determinação, mas penso que ninguém precisa ser depreciado para sentir vontade de reduzir alguns números no seu manequim.

sábado, 23 de junho de 2012

Competição 220612

Atualizado em 24/06/2012 21:33 h.
Atualizado em 25/06/2012 14:00 h.
Atualizado em 28/06/2012 01:16 h.
(Quem não consegue passar no final de semana, não se preocupem, basta deixar o resultado assim que conseguirem e eu faço a atualização).

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.

             Parabéns Simone,  sempre eliminando...


Mas cadê os demais resultados???


Nota:
As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporariamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Efeitos Colaterais

Vou relacionar tudo que senti ao comer um pouco a mais ontem:

1ª. Fome matinal super aumenta;
2ª. Dor de Cabeça;
3ª. Exaustão física;
4ª. Claro que não poderia deixar de ter o aumento no pesooooo.

Portanto, não foi um bom negócio comer o que queria e o que não queria e como sempre escrevo aqui, a delícia é tão passageira, o prazer obtido é tão rápido que sobra por um bom tempo só coisas ruins, porque a fome aumentada fica por alguns dias, a dor de cabeça não passa tão rápido, a canseira também permanece por mais algum tempo até que voltemos a controlar os excessos.

Ou seja, é importantíssimo sabermos dosar o que o nosso organismo precisa e mesmo dentro dessa necessidade escolher alimentos adequados para supri-las, pois a necessidade de carboidratos, por exemplo, não deve considerar o açúcar como fonte ideal, aliás, penso que nós realmente deveríamos evitar o açúcar, é um verdadeiro veneno para nosso corpo, nós insistimos em consumi-lo porque é gostoso, como é quase impossível zerar o consumo, pelo menos devemos reduzir sensivelmente, para o bem do nosso corpinho...

Se comemos um pedaço de bolo num dia, devemos tentar não comer mais nada com açúcar nesse mesmo dia, sendo seletivos e fazendo opções diárias que visem reduzir o açúcar básico.

Mas estou aqui sugerindo bons hábitos e estou fazendo exatamente o contrário nos últimos dois dias, Não tem despedida de solteiro? Considerem então uma segunda “Despedida de Gordice”. Saio de férias com a consciência limpa, aprontei sim, mas vou me regenerar, só não vai ser agora. Decidi me dar um tempo. Pretendo dar uma bela de uma “rasteira” no meu metabolismo, quero deixá-lo pensando que acabou o período de “crise”, para quando voltar das férias, retomar com força total.

Vou me controlar nesse período da mesma forma que me controlei no ano passado, mas como é uma dieta cheia de lanches, sei que ao voltar terei um novo período de adequação e vai sei nesse momento que terei que ter força extra para DAR A VOLTA POR CIMA.


Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante + 1 pão francês e margarina
Intervalo da manhã  
1 pamonha – Guardada há meses no freezer
Almoço
Macarrão, carne moída e legumes refogados
Intervalo da tarde  
3 pés de moleque
Jantar
1 pão com queijo e peito de peru 50 ml de refrigerante
Ingestão de água do dia: ZERO  
Resumindo: TUDO ERRADO...

Ah, os números da balança? NEM vou contar... Claro que subiu.

Viram como é fácil ENGORDAR?

Então muito cuidado, quando faltar pouco, não fraqueje, pois é muito mais fácil o pouco aumentar do que diminuir. É preciso ainda mais PERSISTÊNCIA, PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Me Irritei

Hoje a irritação e a frustração com resultados zerados me venceram.

Não controlei nada, até hoje pela manhã meu número da balança era o mesmo da última sexta feira.

Como fazer birra não resolve nada, geralmente é pior, aprendi isso ainda quando era pequenina, mas às vezes não faço a menor questão de lembrar, veremos amanhã como fica meu resultado da semana.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante + 1 pão francês e margarina
Intervalo da manhã  
3 torradas com requeijão e café com adoçante
Almoço
Carne moída e chuchu; Acreditem, eu comi só isso no almoço
Intervalo da tarde  
2 bananas
Jantar
Macarronada, que eu havia evitado no almoço, mas não resisti no jantar.
Ingestão de água do dia: ZERO – Gente! Continua muito frio


Esqueci de mencionar que comi 3 doces de amendoim caramelizado.

Ah, os números da balança? NEM SE MEXERAM HOJE, VEREMOS AMANHÃ.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estudando

Como disse antes, estou estudando algumas dietas, lendo mais a respeito para compreender ainda mais, principalmente o que ainda não consegui entender...

Penso que ficar um tempo sem me preocupar tanto com o que estou comendo me fará bem, mas não se preocupar não quer necessariamente dizer relaxar, não, eu vou me controlar, buscar sempre alternativas menos calóricas, mas fora da rotina por quase 30 dias vai ser meio difícil comer saladinha, legumes refogados ou frutas frescas todos os dias, então vai ser “relax” pois férias não deve mesmo ter nenhuma rotina.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante
Intervalo da manhã  
2 colheres chá de queijo cremoso 1 café com adoçante
Almoço
1 porção de acelga refogada com carne moída
Intervalo da tarde  
2 bananas
Jantar
1 bife grande e dois tomates
Ingestão de água do dia: ZERO – Gente! Tá muito frio e o inverno só está começando.

Ah, os números da balança? NEM SE MEXEM 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Reavaliando Métodos

Você que está começando agora, ou você que já começou pelo menos umas dez vezes desde que começou a ler o meu blog deve estar se perguntando: Porque é tão difícil?


Com alguma experiência nesse caminho já percorrido eu posso afirmar que a dificuldade é mais uma “ilusão de ótica” do que uma realidade.

Como já escrevi antes, ninguém engorda uma dezena de quilos em poucas semanas, o processo de ganho de peso também é lento, só que infelizmente PRAZEROSO, enquanto eliminar é chato, desgastante e sofrido.

E tudo que nos traz prazer, gera a continuidade do seu uso, no caso alimentos altamente calóricos são inseridos no nosso dia a dia com mais frequencia conforme nos sentimos “realizados” com aquela sensação de prazer que a comida nos traz.

Podemos afirmar que alimento é uma NECESSIDADE DE USO CONTÍNUO, pois ninguém consegue viver sem comer, ou seja, não dá para interromper o uso.

Diferentemente da droga que causa também a dependência, a comida não pode ser suspensa.

Então nos resta descobrir o que mais atrapalha nosso metabolismo e o que mais contribui e aos poucos fazendo seleção e escolhas de forma a se LIBERTAR dos alimentos viciantes e nocivos à dieta, mas esse processo de libertação é lento, chato, desgastante e sofrido, por isso parece ser tão difícil.

Estou realmente estacionada num peso e agora estou reavaliando novas estratégias para sair do famigerado “efeito platô”, quando retornar das minhas férias, que realmente faço questão de utilizar para relaxamento total, estarei disposta a rever tudo o que tenho feito e adaptando às novas alternativas e métodos.

Ontem passei a tarde toda lendo o livro da dieta da proteína, algumas coisas me animaram, outras nem tanto, continuarei analisando as possibilidades e na volta retomarei todas as questões, farei um balanço dos meus resultados e com certeza tomarei novos rumos, afinal de contas falta muito pouco para minha meta final, apenas MENOS 5 quilos, e para quem já despachou 15, isso deveria ser mega fácil, mas não está sendo, meu organismo resolveu “pregar uma peça” e está resistindo a todas as estratégias que adotei até agora e que funcionaram tão bem no ano passado.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante
Intervalo da manhã  
1 cenoura crua
Almoço
2 pedaços de frango assado
Intervalo da tarde  
1 porção de castanha de caju
1 colher de chá de queijo cremoso só para não sentir muita fome no jantar
Jantar
50 ml de leite com café e adoçante – Está muito frio queria algo quente e líquido
3 fatias de queijo – não estou com fome.
Ingestão de água do dia: aproximadamente 2 litros.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Descobertas

Andei lendo mais a respeito das nossas vontades e descobri algumas coisas bem intrigantes.

 

Para cada necessidade que nosso organismo aponta, existe um alimento ou nutriente correspondente que estaria faltando na alimentação.

 

Então os especialistas e ENTENDIDOS, indicam o que estaria faltando, quando queremos cada um dos alimentos a seguir:

1. Doces-> Pede cromo, enxofre, triptofano.
Coma: brócolis, uva, queijo, frango, frutas frescas, carne, fígado, peixe, ovos, laticínios, nozes, legumes, couve, repolho, peru, batata-doce e espinafre.

2. Pão -> Pede nitrogênio.
Coma: alimentos com alto teor de proteínas, peixes, carnes, nozes e feijão.

3. Petiscos gordurosos -> Pede cálcio.
Coma: mostarda, verduras, laticínios, legumes e sementes de gergelim.

4. Café -> Pede fósforo, enxofre, ferro.
Coma: frango, carne, fígado, peixe, ovos, laticínios, pimentão vermelho, alho, cebola, sal marinho, vinagre de maçã, algas, verduras e cerejas pretas.

5. Refrigerantes -> Pede cálcio.
Coma: mostarda, verduras, laticínios, legumes e sementes de gergelim.

6. Alimentos salgados -> Pede cloreto.
Coma: leite de cabra, peixes e sal marinho grosso.


Desculpa! Mas quem vai querer comer brócolis quando está com vontade de um doce? Peixe ou Feijão quando queremos pão? Frango quando queremos café?

Entendo que essa seria uma dieta para minimizar essas vontades e nunca para saciá-las, mas supondo que geralmente estamos consumindo boa parte de alguns desses grupos de alimentos em tese as vontades já não existiriam. No meu caso muitos deles fazem parte da minha dieta regular e nunca percebi a redução da vontade de ingerir qualquer um desses itens relacionados.



É por isso que sou tão crítica com matérias ou pesquisas genéricas.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante
Intervalo da manhã  
2 bananas com canela
Almoço
1 porção generosa de escarola
1 bife
Intervalo da tarde  
1 iogurte laranja, cenoura e mel
Jantar
5 almôndegas caseiras
Ingestão de água do dia: menos de 2 litros, tomei pela manhã, mas esqueci à tarde.

domingo, 17 de junho de 2012

Competição 150612

Atualizado em 17/06/2012 19:35 h.
(Quem não consegue passar no final de semana, não se preocupem, basta deixar o resultado assim que conseguirem e eu faço a atualização).

Lembrando a todos os leitores que todos podem participar dessa nossa “brincadeira séria”, como definimos no início, basta acompanhar seu peso semanalmente e enviar o resultado até o sábado, para tabulação dos dados.

             Parabéns Simone,  seu exemplo deve ser copiado. Seis semanas consecutivas de eliminação e três medalhas...


Aliás, você e a Moh, estão simplesmente monopolizando os bons resultados, parabéns às duas.

O meu resultado é realmente ZERO, não estou manipulando as informações e estou realmente cansada, faltando tão pouco para o MEU IDEAL e não consigo sair do lugar, mas agora estou me preparando para as férias e vou sem NEURAS, na volta eu repenso todo o esquema se até o final dessa semana eu continuar estagnada, só permanecerei conectada ao blog e atenta à alimentação para garantir que não recupere muito peso,lembrando que nas férias do ano passado eu não recuperei nada, com muita DETERMINAÇÃO e alguma sorte posso tentar repetir o resultado.


Nota:
As participantes que deixam de enviar seus resultados por muito tempo acabam sendo retiradas temporariamente da lista para não ficarmos com lacunas inteiras sem preenchimento, mas tão logo consigam se reorganizar e voltar a passar os dados, serão automaticamente incluídas.

Oh Dificuldade!

Não se esqueçam de enviar seus resultados dessa semana, para nossa “competição”.

Gente! Fala sério! Notem que minha alimentação está mais restrita que a de um “doente em coma”, e os números da balança não se alteram... Isso ninguém merece.

Quando fazia essa dieta de “Tratamento de Choque” no início do ano passado, eu conseguia resultados animadores, agora parece que não funciona mais, cheguei a pensar que a balança está com problema, mas não deve ser, é meu organismo realmente RETENDO TUDO E MAIS UM POUCO, afinal de contas, vai saber se eu não estou presa num buraco sem condições de me alimentar né?

Mas vou continuar, pois estou me sentindo bem, quero avaliar realmente um período maior, mesmo porque, a partir da semana que vem já entro no esquema de férias e aí só voltarei a me avaliar após o retorno, e também não vou ficar neurótica durante o período de férias, não fiquei no ano passado, quando ainda não tinha conseguido atingir meu objetivo inicial, e não será agora que vou comprometer meu descanso inclusive mental com uns quilinhos que insistem e permanecer incomodando.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
50 ml de leite com café  e adoçante
Intervalo da manhã  
3 damascos secos
Almoço
1 porção de escarola coberta com queijo 2 pedaços de frango assado
Intervalo da tarde   
1/2 iogurte de cenoura laranja e mel 
Jantar
1 fatia pequena de pizza de atum (massa caseira de pão integral), notem que foi só uma e pequena.
Ingestão de água do dia: menos de 2 litros estou com dificuldades de tomar muita água, acho que me desacostumei e agora está difícil retomar o hábito.

sábado, 16 de junho de 2012

Resistindo

Não se esqueçam de enviar seus resultados dessa semana.

Nunca fiquei tão atenta ao que como nos finais de semana, como vou  ficar nesse fim de semana.

E atenção, se você está chegando agora no blog, por favor, não queira “sentar na janelinha”, se analisar somente um post, ou os mais recentes, não vai entender absolutamente nada, então para evitar mal entendidos, sugiro que leia o blog a partir do começo, com calma.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
Café preto e adoçante

Intervalo da manhã  
1 tomate com sal

Almoço
Fiz lasanha – Mas calma, não comi.
2 fatias de queijo com carne moída (lasanha sem macarrão heheheh)
1 cenoura crua

Intervalo da tarde    
1 banana

Jantar
3 fatias de queijo com peito de frango
50 ml leite com café e adoçante

Ingestão de água do dia:  2 litros

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Faça Diferente...

... Pelo menos uma vez.

Na verdade a vigilância e o cuidado vêm sendo constantes, entretanto quando chegamos à sexta-feira, é FATAL, acabamos cedendo e abrimos mão de todo o esforço da semana.

Hoje eu vou fazer diferente. É PRECISO.

Vamos tentar reverter esses resultados? Vamos tentar fazer diferente só neste final de semana?

Eu te convido a juntar-se a mim e tentar, não vamos ceder a absolutamente nada dessa vez e mantenhamos o controle até a próxima sexta-feira.

Vem comigo?

Avaliaremos nossos resultados na próxima semana...

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
Acordei morrendo de fome, novamente e para agüentar melhor decidi comer um ovo frito sem óleo, acompanhando de 50 ml de leite com café e adoçante.

Intervalo da manhã  
Não resolveu muito, continuei com muita fome durante toda a manhã, mas me controlei, tomei bastante água e chá e para tentar driblar a fome 2 fatias de peito de peru.

Almoço
Ainda como muita fome, almocei às 11:30 um bom prato de sopa de legumes e 1 copo de suco de laranja diet.

Intervalo da tarde    
1 banana assada com canela

Jantar
2 salsichas e um prato de sopa de legumes 

Ingestão de água do dia: 3 litros no mínimo, já que tomei muito chá durante o dia

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vitórias Alheias

Ao receber um comentário de uma de nossas leitoras mais fiéis, me ocorreu que o exemplo dela seria muito útil para todos aqui do blog.

É o depoimento da Andréia, que é uma fã desde Novembro do ano passado e conseguiu um resultado expressivo desde a descoberta do blog.

Notem que ela iniciou a readequação em Novembro/2011 com 70 quilos e hoje ela está com 59,7 Kg, ou seja 10,3 Kg eliminados em 7 meses, e a META DELA é 58 Kg.

Ela realmente está muito perto do tão sonhado peso.

Lembro a todos que esse resultado não é fruto de nenhum milagre, muito pelo contrário, ela vem eliminando da maneira mais correta possível, com a chamada Reeducação Alimentar, (cujo termo eu não me conformo, pois sugere que somos mal educados no sentido da alimentação, e eu penso que na verdade somos MAL ACOSTUMADOS, pois como cito no post “Começando Errado” de 03/02/2011          - http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/02/comecando-errado.html- somos acostumados com alimentos desnecessários desde muito cedo), e além da “R.A.”, ela também se mantém firme na Atividade Física, então cada graminha do emagrecimento dela é fruto de muita dedicação e empenho, além da FORÇA DE VONTADE que precisa superar tudo, como já sabemos.

Vejam como as fotos comprovam que PODEMOS SIM, só é preciso QUERER MUITO. Claro que nem precisamos se quer indicar "antes" e "depois"!


Ela está até “colocando a barriguinha de fora”

Desde que iniciei o blog, me lembro de poucas seguidoras que realmente seguiram firme na sua caminhada, uma foi a Nathalia, que há muito tempo não dá notícias, mas parecia estar conseguindo, temos a Jô, que tem sido um exemplo fantástico, cujo blog sempre faço questão de mencionar, a Cecinha, que no início parecia hesitar, mas que agora encontrou um caminho próprio, como sempre defendo aqui, mais recentemente temos observado os excelentes resultados da Moh e da Simone e agora a Andréia, que está muito próxima da sua meta, não sei se é a meta final, mas se for é a que mais próxima chegou do seu objetivo.  

Muitos leitores e seguidores  se perderam pelo caminho, pois alguns preferem não se expor, mas quando verificamos esses exemplos  de bons resultados, encontramos mais motivação para nos manter na trajetória, nem todos pelos mesmos meios, mas certamente com objetivos iguais, vamos aos poucos encontrando a nossa fórmula individual e certeira para conseguir.


E.T.: Não posso ser injusta com tantos outros seguidores e leitores que poderiam e mereceriam ser citados, mas destaquei apenas casos pontuais que ilustram bem, muitas das situações vivenciadas e que servem de base para que todos continuemos firmes e DETERMINADOS.

Resumo da Alimentação do Dia
Café da manhã
Acordei morrendo de fome, claro, quando no dia anterior como um pouco a mais de carboidrato, acordo querendo comer tudo e mais um pouco.Mas consegui ficar no café preto com adoçante;

Intervalo da manhã  
1 fatia de queijo;

Almoço
1 porção de arroz (SÓ ISSO) – não resisti, nem me lembro mais quanto tempo fazia que não comia arroz, ainda mais fresquinho, acabado de sair do fogo. Hummmm!!! Vai gostar de coisa simples e que engorda assim lá na esquina!!!!

Intervalo da tarde    
Não estava com fome, mas para não chegar no jantar querendo devorar as panelas achei melhor comer 3 fatias de blanquet de peru (8 fatias tem 57 calorias, então isso é bem pouco)

Jantar
1 porção de escarola coberta com 1 fatia de queijo e 1 ovo cozido, bem antes das 18 horas

Ingestão de água do dia: Talvez 1,5 litros , saí muito durante o dia, e não dava para arriscar beber muita água.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mais Um Vacilo

(Paciência Leitores! Post duplo pois pra ajudar ainda fiquei sem internet)


Entendam que minhas narrativas ultimamente não tem sido exemplo para ninguém, elas servem inclusive para que todos encontrem saídas para armadilhas diárias.

Embora eu valorize muito que já consegui eliminar os 15 quilos no ano passado, tenho enfrentado muitos fantasmas com oscilações e possibilidades de recuperação de peso, e penso que ao narrar os erros cometidos, possa estar alertando para que os demais leitores procurem se proteger dessas situações, principalmente se ainda estiverem começando a batalha, que todos sabemos é longa.

Então, ontem (12/06), eu quase me esqueci que era dia dos Namorados, corri tanto durante a tarde toda que não sobrou tempo para se quer pensar em água ou comida, passei a tarde inteirinha resolvendo uns assuntos burocráticos e correndo de um lado para o outro.

Para ajudar, hoje, na cidade que moro foi feriado padroeiro da cidade (Sto.Antonio), e eu tinha também uns assuntos para resolver urgentemente no litoral e aproveitei o dia sem aulas e trabalho para dar uma corrida lá.

Então 12/Junho foi assim:
Café da manhã foi apenas um café preto (Nota 10);
Almoço 1 bife grande com uma porção de legumes refogados (Nota 10);
E passei o resto do dia sem absolutamente nada, pois não tive mesmo tempo;
Então fomos para a praia, resolver uns assuntos, e conseguimos chegar ao shopping de lá 21 horas, até aquele horário sem comer nada e não estava com fome, mas fui INTIMADA pelo meu marido a comer algo, então optei por um daqueles lanches famosos, mas o que contivesse a menor base calórica, e ingeri um sanduíche de 350 calorias e dois goles de refrigerante (nota 3, por fazer refeição após as 18 horas e inclusão de carboidrato).

Como eu já mencionei muito lá atrás no blog, eu nunca sofri qualquer pressão do meu marido para emagrecer, mesmo quando estava com 15 quilos a mais ele nunca se incomodou, e agora que eu os eliminei, ele está ainda mais “na dele”, e considerando que estou ótima, ele não tem colaborado muito com minha dieta, isso está sendo um dos meus grandes problemas, para acompanhá-lo, eu acabo saindo do “meu esquema”, que só funciona, se não for burlado, pois a partir do momento que eu saio, eu já não consigo me conter na situação seguinte, que pode até não contar com a pressão de uma pessoa querida, mas como eu já me desviei, fico vagando uns dias até retornar ao “meu planeta”.

Assim sendo, já dá para antecipar que o dia de hoje também foi de DELÍRIO

Café da manhã
½ pão Frances, margarina, leite e café com adoçante (Às vezes nem sei porque uso o adoçante, se já não estou comendo light... rsrsr)

Intervalo da manhã  
2 fatia de queijo

Almoço
1 porção de lasanha e escarola (era só o que eu tinha levado para a praia, com a correria de ontem, não deu para programar muito essa saída)

Intervalo da tarde    
Nada

Jantar
6 pãezinhos de queijo, o improviso do jantar após chegar da rua.

Ingestão de água do dia: Talvez 1 litro no máximo, estava muito frio.

Então, amanhã terei a contabilidade desse prejuízo, e o pior de tudo isso é que eu não estava com absolutamente nada de fome ontem à noite quando fui intimada a comer alguma coisa, eu teria passado tranquilamente sem comer nada, e hoje pela manhã eu talvez tivesse resistido ao pãozinho, e no almoço talvez evitasse a lasanha.

Mas como nossa dieta não está baseada no “SE”, é preciso encontrar saídas para esses impasses que vivemos com nossa família, e eu falo disso no post “O Início”, de 03 de Janeiro de 2011: “... Nossa família não acompanha nossa dieta...” (http://emagrecendo365dias.blogspot.com.br/2011/01/03-de-janeiro.html)

Uma alternativa seria fazermos a nossa refeição antes deles, eu já tentei isso, mas o que às vezes acontece, é mesmo após eu já ter comido minha dietinha básica, eu acabar comendo também o prato principal, ou por vontade, ou por gula, ou por mais uma vez ser pressionada a acompanhar.

Não me refiro aqui a pressão sofrida somente por parte do marido, é todo mundo da família que acaba te oferecendo algo insistentemente e na maioria das vezes fica impossível escapar ilesa.

Gente isso daria uma novela, eu já estou mesmo esgotada de nadar contra a correnteza, mesmo já tendo conquistado tanto.