quinta-feira, 30 de junho de 2011

Falta Pouco


Estou terminando o mês de Junho mais próxima de minha meta.

Já consegui eliminar 13 quilos, e agora vou me dar ao “desfrute” de mencionar o quanto AINDA FALTA, coisa não recomendada, mas como estou saindo em férias, quero deixar registrado para tentar não me esquecer, pois vou ficar sem a balança para acompanhar diariamente.

Imaginem que em Janeiro eu estava tão redonda que poderia tranquilamente pegar qualquer fila para gestante, no supermercado, no banco ou em qualquer outro lugar. E pensar que eu já havia desistido de reencontrar minha antiga forma...

Agora, SÓ FALTAM 2 quilos para a meta, espero conseguir manter a situação sob controle, agora, durante as férias, embora não pretenda entrar numa neurose, quero sentir, até que ponto consigo me controlar, numa situação onde não disponha de tudo que costumo consumir e que pelo contrário encontre muito mais itens para engordar do que para emagrecer.

Estou muito contente, acredito que exorcizei a gula e a compulsão, que são nossos maiores inimigos e espero sim, me sair muito bem.

Tenho convicção de que mesmo que se eu quisesse não conseguiria engordar tanto novamente. Já me acostumei a comer só o que necessito, e me condicionei a necessitar de pouco, portanto se eventualmente eu recuperar alguma coisa, será culpa do sorvete maravilhoso de Cheese Cake, que eu não consigo resistir, só que dessa vez, o pote de aproximadamente 400 ml que era consumido em um ou dois dias, agora deverá ser DEGUSTADO em pelo menos 4 dias, vou curtir o sabor por mais tempo sem exagerar no volume.

Adianto para todos que já deixei programados alguns “posts” inéditos e resgatei alguns mais antigos que foram muito importantes para minha conscientização, assim, quase todos os dias haverá alguma reflexão, e nesse período vou tentar acessar e responder aos comentários tão logo seja possível.

Também espero que continuem deixando os registros de eliminação da semana e eu prometo tentar fazer a tabulação o mais rápido possível.

Manterei contato, até para não desviar de minha caminhada, afinal de contas, é aqui que consigo forças para seguir em frente sempre.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Apenas 3 Bombons...


Mais aliviada, com os exames apontando para uma estabilidade, aos poucos estou retornando à rotina.


....

Alguém perdeu o controle...

Alguém caiu em tentação...

Oh! Comeu 3 bombons, não se agüentou...

Ora, não tem problema! “levanta sacode a poeira e dá a volta por cima...”

Três bombons não vão te tirar da dieta. Você não vai engordar 3 quilos com 3 bombons.

Lembre-se de controlar as refeições que se sucedem, e segurar a “onda” nos dias seguintes.

Quem fala aqui em bombons, pode considerar qualquer tipo de guloseima, principalmente aquelas que não são consideradas alimentos, e que geralmente se enquadram nos produtos que podem até ser saborosos, mas só servem para nos engordar, pois o prazer que temos ao consumi-los é muito passageiro em relação ao estrago que acaba fazendo na dieta se não retiramos do cardápio.

Três bombons não vão acabar com que já conquistou, assim como um mísero pãozinho de queijo também não irá.

O importante é fazer desses deslizes momentos raros ao ponto de poderem ser realmente aproveitados.

Mais uma vez, destaco que a raridade desses momentos é capaz de proporcionar muito mais prazer e felicidade do que se fizessem parte da nossa rotina.

Ah! Como é bom comer algo que tanto gostamos EVENTUALMENTE!!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Saúde

Queridos leitores,

Estou na rua e dei uma paradinha só para registrar que estou correndo atrás de uns exames para confirmar que realmente estou melhor e não tenho com que me preocupar para poder sair de férias com tranquilidade.

Tenho vários exames de emergência hoje e não vai sobrar muito tempo livre para "blogar".

Espero que amanhã já com os resultados dos exames, eu esteja mais tranquila e possa seguir adiante, pois a preocupação me ronda desde a semana passada, devido à incerteza do que realmente eu tive e se realmente está superado.

sábado, 25 de junho de 2011

Comentários da Semana

Resumo dos Comentários de 18 a 24 de Junho de 2011


Em “Resumo” de 09 de Fevereiro/11

Anônimo disse...
Achei muito interessante seu blog. Parabéns. Temos que compartilhar nossos combates do dia-a-dia. Sabemos que não é fácil. Vou ler todos os dias quero adquirir forças e vencer, pois se vcs estão conseguindo eu também sinto que sou capaz. Obrigada pela força.

Edamoa disse...
Olá anônimo (a)!

Obrigada, mas tudo aqui é estimulante, eu acabo incentivando e sendo incentivada e o fato de termos onde desabafar, onde reclamar, onde comemorar faz do blog um espaço realmente especial.

Leia o máximo que puder do que já passou, vai encontrar situações engraçadas, dicas interessantes e uma visão diferenciada de dieta.

Tenho certeza que pode sim te ajudar.


Anônimo disse...
Boa tarde!

Eu cheguei ao Blog por acaso, e me identifiquei bastante com ele. Gostaria de elogiá-lo!

Eu tenho 24 anos e nunca fui magra, mas tinha um corpo razoável até começar a faculdade (péssima alimentação), em 2005, o que coincidiu com começo de um namoro (muitos programas gastronômicos) e início do uso de anticoncepcionais. Resumindo, engordei um bocado. Agora, nos últimos 6 meses, terminei a faculdade, terminei o namoro, comecei a trabalhar, passei a correr 3 vezes por semana e a me alimentar de forma adequada. Resolvi que estava na hora de perder peso. Como resultado, emagreci 7 kgs desde então. Se eu fosse mais disciplinada, controlasse melhor a alimentação e me exercitasse mais, teria emagrecido mais, mas eu estou satisfeita com o que consegui até agora..

Eu tenho consciência de que nunca serei realmente magra, a minha estrutura não favorece, mas o simples fato de voltar a usar roupas de 3-4 anos atrás e de selecionar todas as minhas calças atuais para mandar apertar serve de estímulo para continuar em frente, continuar eliminando o peso que me sobra.

Eu ainda terei um longo período de brigas com a balança, mas isso não me parece mais tão ruim, principalmente ao ler o blog e perceber que muitas pessoas me acompanham nessa luta, compartilham das mesmas frustrações e problemas, e que os resultados são favoráveis quando temos disposição de correr atrás.

Parabéns pelo blog, adorei!! Fui apresentada a ele hoje, mas tenha certeza de que me tornarei leitora frequente!

Um grande beijo!!

Carol


Edamoa disse...
Seja bem vinda Carol!

Aproveite que está numa fase que favorece bastante para corrigir eventuais vícios e assim chegar ao peso ideal.

Antes dos 30 anos é bem mais fácil, acredite.

Leia o máximo que conseguir do blog, pois tenho certeza que encontrará situações que podem trazer muito estímulo e MOTIVAÇÃO. São situações muitas vezes engraçadas, ou visões diferentes de um mesmo problema.

Tente adaptar o que conseguir do resumo na sua rotina e seja FIRME com você mesma, em muito pouco tempo você verá resultados e ficará cada vez mais animada.

Eu conto minha experiência e leio a de todos os leitores e seguidores, é uma motivação cruzada através das experiências relatadas aqui.

Quando alguém parece estar fraquejando, os demais acabam dando aquela forcinha para não desistir e todos os dias discutimos alguma questão que acaba servindo para mantermos nosso FOCO.

Obrigada pelos elogios, mas se eu inspiro os leitores é porque eles também me trazem muita inspiração.

 
Em “Dificuldades da Estação” de 24 de Maio/11

Anônimo disse...
AMEI O BLOG... INCENTIVEI-ME A RE-COMEÇAR A DIETA E RECUPERAR A TÃO SONHADA FORMA DE ALGUNS POUCOS ANOS ATRAS... TENHO 26 ANOS, 1,63CM E 69KG E OBRIGADA POR CONTRIBUIR COM SUA EXPERIENCIA, AMEI E VOU CONTINUAR ACOMPANHANDO. BJS DANI

Edamoa disse...
Obrigada Dani e seja bem vinda!

Você tem pouco peso para eliminar, conforme seu IMC, e tem uma variável altamente favorável a você, que é a idade.

Aproveite antes de chegar aos 30 anos para recuperar seu peso ideal, é muito mais fácil do que depois dessa fase.

Leia o máximo de "posts" que conseguir, vai descobrir que aqui todos contribuem com todos. É uma troca de experiências que estimulam demais todos que participam.


Em “Gráfico” de 26 de Maio/11

Anônimo disse...
Também vou tentar, já perdi 500g esta semana fiquei muito feliz

Edamoa disse...
Olá Anônimo (a)!

Tente mesmo, tenho certeza que vai conseguir.

Não é fácil, mas leia os "posts" antigos e vai ver que diariamente eu repito para mim mesma e para todos que participam do blog tudo que precisamos fazer.

Assim, concentradas na meta e olhando apenas para o grande benefício que virá no final, o sacrifício não fica assim tão custoso.


Em “Parábola da Realidade” de 14 de Junho/11

Anônimo disse...
RESOLVI Q Ñ QUERO SER + GORDA.PARECE LOUCURA...MAS O Q ME INCOMODA SÃO 7 KG...7 MALDITOS KG. DECIDI Q Ñ PODEMOS MAIS DIVIDIR O MESMO ESPAÇO...E ELES TEM Q IREM EMBORA ( JÁ Q O CORPO É MEU E Ñ POSSO IR A LUGAR ALGUM ),QUEM TEM Q SAIR SÃO ELES. AGORA É GUERRA!!!!!!!!

Edamoa disse...
Seja bem vinda anônima!

Tenho certeza que aqui vai encontrar muitos motivos e inspiração para atingir seu objetivo.

Não posso deixar de mencionar que seu comentário foi muito engraçado e com essa ênfase, acredito que vai SIM conseguir.

ACREDITE EM VOCÊ e vai se surpreender.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Recado Competição

Além de minha indisposição, ainda estou tendo problemas com a internet, hoje passei o dia todo sem conecção.

Mas estou aguardando os resultados da semana ok?

Não deixem de enviar.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Feriado

Feriado, e ainda estou "De Molho".

O antibiótico está acabando comigo.

Passei o dia de ontem com a clara de um ovo cozido e 1 prato de miojo.

Não consigo me alimentar.

Tá difícil.

Agora, pensam que emagreci alguma coisa? NADINHA.

Mesmo sem comer, ou comendo o mínimo, meu peso ficou estabilizado desde segunda feira quando comecei a passar mal.

Mas isso nós já estamos "carecas" de saber não é mesmo?

Deixar de se alimentar não faz perder peso.

Agradeço a compreensão de todos e também os votos de melhoras.

Espero estar firme e forte em breve.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dificuldade de Saúde

Gente,

Me desculpem, mas estou muito mal.

Ontem fui ao médico pois temia poder ser algo relacionado à apendicite.

A princípio não é, mas estou tomando antibióticos e realmente não consigo participar do blog hoje.

terça-feira, 21 de junho de 2011

SPFW Parte 2


Agora as celebridades que não são modelos, aquelas que compareceram ao evento como convidadas, os conhecidos “VIP´s”...

Essas também deixaram declarações polêmicas, pois algumas que estão um pouco acima do peso ideal, decidiram informar que estão SUPER FELIZES, outra que “não gosta da ditadura da magreza”, a outra “que não tem balança em casa e que não está interessada” e por aí vai.

Não duvido que tenha muitas pessoas felizes com o seu corpo, mas é inegável que a pessoa que sente necessidade de ficar declarando essa felicidade, está na realidade, tentando convencer a si mesma que está satisfeita com o corpo que possui.

Uma dessas celebridades estava fazendo dieta pouco antes de ser chamada para um papel numa novela, cujo personagem não poderia estar com corpo em forma, e por isso essa atriz se encaixou no papel e parou a dieta.

Agora pergunto: Como alguém que faz dieta pode estar feliz com excesso de peso? Quem está feliz, vive no seu ritmo, sem se preocupar com o que os outros pensam e por isso não precisa ficar dando declarações para explicar que está se sentindo ótima acima do peso.

Como sempre escrevo aqui, você precisa querer emagrecer, mas não deve se sentir obrigado a emagrecer.

Seu “querer”, está diretamente relacionado ao seu conforto com seu corpo, com seu visual, com sua auto-estima, com sua saúde.

Tem até um blog interessante na internet que fala só para gordinhas, e dá dicas para valorizar o visual, dá dicas de moda, maquiagem, mas este blog visa àquelas pessoas que estão bem com seu próprio corpo, e que não sentem necessidade alguma de mudar.

Ou seja, tem muita gente feliz mesmo estando acima de seu peso ideal, mas tem muita gente que não está e FINGE ESTAR, e aí é que está o erro, e por isso precisam ficar divulgando para o resto do mundo que estão felizes como estão.

Quem se sente bem como está, tem mesmo é que procurar ser feliz, mas naturalmente, sem ficar disfarçando, sem se anular, sem se esconder ou evitar viver e fazer o que gosta.

Também sou contra a ditadura da magreza, mas depois que ganhei os quilos adicionais no corpinho de “miss”, nunca mais tive prazer em comprar roupas, parei de usar biquíni na praia, nunca mais usei saia, parei até de me maquiar. Ou seja, isso não é estar bem, o que não significa que eu tenha a pretensão de ter um corpo de modelo. Contento-me com o NORMAL e saudável manequim 42 com 1,72 de altura, já me basta.

O que muitas vezes preocupa, é que atrás dessas declarações seguem um número muito grande de pessoas normais, que se prendem a esse tipo de comentário, para justificar sua fraqueza. E quando percebem que não é bem assim, tem muitos quilos acumulados para eliminar.

Esse pessoal “VIP” fica em forma quando bem entender, eles apelam para tudo que existe de mais moderno e inclusive fazem plásticas e tudo isso, sem nem precisar pagar, pois muitos deles fazem a cirurgias e tratamentos estéticos e depois saem divulgando em programas de TV. Aliás, esse pessoal paga muito pouca coisa, não pagam ingresso para shows, que para nós custa sempre uma pequena fortuna e também não pagam por tratamentos estéticos.

Enquanto isso os que se iludem com essa declaração acabam entrando na obesidade sem perceber, porque lamentavelmente muita gente se espelha nas declarações e afirmações das celebridades, e é por isso que ganham tão bem para fazer um comercial para vender qualquer coisa.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SPFW Parte 1


Acabada a semana de moda de São Paulo, resta peneirar muita coisa.

Exageros das celebridades, algumas declarações inusitadas, outras polêmicas.

Algumas me chamaram a atenção; As das modelos e as das celebridades.

Hoje vou tratar das declarações de modelos, amanhã abordo as das celebridades que compareceram ao evento, tem cada pérola...

A primeira é sobre uma das tops do mundo fashion, muito famosa, dizendo que “Ama churrasco e come muita carne”, penso que o muito dela é bem diferente das pessoas comuns. Essas mulheres simplesmente não sabem o que é comer MUITO de absolutamente nada.

Não que estejam erradas, estão certíssimas, nós estamos aqui nesse canal de troca de experiências, justamente tentando reaprender a comer de tudo, mas, POUCO.

O problema que vejo nesse tipo de declaração é a própria declaração. A sensação que fica é que esse tipo de celebridade diz essas coisas para atormentar ainda mais “as pobres mortais”, que muitas vezes estão correndo atrás de suas dietas e quando ouvem esse tipo de coisa, acabam desanimando.

Acabam pensando:
“Afinal de contas, ela come de tudo e não engorda, ela come MUITA carne e tem aquele corpão, eu estou aqui, passando fome e só engordo...”

Não é nosso caso, pois estamos constantemente refletindo sobre nosso comportamento, e muitas vezes sobre as bobagens que se lê na mídia, mas penso nas pessoas que estão solitárias em suas tentativas, assim como eu já estive nas minhas várias tentativas solitárias, ouvindo ou lendo declarações dessa natureza, que não ajudam em nada, e que acabam confundindo ainda mais essas pessoas.

Outra declaração contraditória foi de uma top model, que inclusive já citei aqui, pois quase foi excluída do quadro de modelos da Victória´s Secret, por estar muito magra e haver suspeitas de anorexia. Pois a bela moça declarou que “ama empadinha e carne seca”. Ela pode até amar empadinha, mas é difícil acreditar que ela coma. Para a moça, ter sido apontada pela própria mídia como anoréxica, certamente não come nada que tenha mais que 1 caloria por refeição.

Exageros à parte, mas quando celebridades declaram que comem de tudo, e não engordam, não estão prestando nenhum serviço social, não consigo entender porque sentem tanto prazer em dizer que podem comer de tudo, e que não seguem qualquer dieta, quando muitas vezes fazem sim dieta, restringem sim alguns alimentos.

Talvez seja, para ser colocada num pedestal INATINGÍVEL, pois sabendo todas elas que as mulheres da VIDA REAL, vivem brigando com a balança, elas acabam se tornando um modelo impossível de se atingir e permanecem em destaque como objeto de desejo, para com suas formas “consideradas perfeitas” (discordo um pouco disso), anunciar e vender tudo que o mundo fashion disponibiliza.

Mas se a mulher da vida real faz dieta e não consegue chegar ao seu peso ideal, enquanto as modelos comem de tudo e estão sempre perfeitas, como pode essa mulher da vida real comprar qualquer coisa anunciada por elas, se geralmente só fica bem nas modelos? Mas compram, e muito.

Só penso que elas, as modelos, poderiam se limitar a divulgar as marcas, as grifes, sem ficar passando essa imagem de que podem comer o que quiser, ou que comem qualquer coisa, porque é fato, elas não comem nem vivem como pessoas comuns.

Em fim, se não puder ajudar, procure não atrapalhar. Se não puder ensinar algo positivo fique quieto no seu lugar. Se não tiver  bons exemplos para citar, fique de boca fechada...

sábado, 18 de junho de 2011

Comentários da Semana


Resumo dos Comentários de 11 a 17 de Junho de 2011
 
Em “Resumo” de 09 de Fevereiro/11

Anônimo disse...
Acabei de conhecer seu blog e estou adorando. Também estou na luta pela preservação da saúde. Tenho 39 anos 1,61 to pesando no momento 67 quilos. A menos de um mês estava com 69.700 depois de ver uma matéria que falava o quanto é perigoso ter as medidas fora do padrão comecei fazer uma reeducação alimentar e em menos de um mês já pedi 2, 700, to vendo que não é tão difícil assim, não passo fome nem me sinto fraca, como tudo que gosto só q em pequenas quantidades dividas em 6 refeições diárias, as pessoas é que complicam tudo, mas é muito simples, é só você se conscientizar que se tem um pudim maravilhoso na sua geladeira você não precisa comer ele de uma vez, come uma fatiazinha pequena uma vez por semana e leva o restante pra vizinha assim você não vai engordar e ainda deixa a vizinha feliz.. heheheh o bom mesmo seria nem provar dele substituir por uma banana,uma laranja ou outra fruta qualquer, mas se vc ta mesmo com muita vontade faz e come um pedacinho na hora do lanche da tarde vc n vai deixar de perder seu ex meio quilo por semana por causa de um pedacinho de pudim ou outro doce que vc venha a comer.Só sei que estou bem animada, nunca tinha experimentado uma reeducação alimentar, sempre tentei fazer dieta restritiva já cheguei a tomar até sheik, mas n funcionou eu perdia 3 quilos e ganhava 4, o motivo era por que eu não sabia comer direito, agora eu sei que se me alimentar nos horários certos com os alimentos certos não vou nem me lembrar que existe chocolate pq vou estar saciada, o interessante é que só sinto fome nas horas que já me habituei a comer 7e 10da manha, meio dia,3 da tarde 6 e 9 da noite, entre tudo faço 6 refeições, consumindo bastante vegetais e frutas. O melhor de tudo é que você vai perdendo tão lentamente que as pessoas nem notam muito a diferença, elas só falam que vc ta mais bonita, o contrario de quando vc perde peso com dietas restritiva que as pessoas olha pra vc e falam, nossa! vc ta bem? ta magra está com algum problema de saúde? com a reeducação, pelo fato de se alimentar com todos os nutrientes que vc precisa vc continua com aspecto saudável. falei com uma nutricionista e ela me disse que perder 500 por semana tá ótimo, em um mês la se vão 2 quilos pra mim que só preciso perder 9 ta bom demais. é isso ai. espero que consigamos ficar na medida certa da melhor forma. com boa alimentação e exercício físico. Alem da reeducação eu to fazendo aeróbica com bola suíça é maravilhoso. Emilia

Edamoa disse...
Seja muito bem vinda Emilia!

Gostei de suas dicas, é assim mesmo, se pararmos para pensar, entenderemos de onde vieram os quilinhos extras, e com muita dedicação e empenho é fácil mandá-los para bem longe.

Depois você nos explica um pouco dessa aeróbica, que eu nunca tinha ouvido falar, mas me considero uma total desinformada, quando o assunto é academia e atividades físicas em geral, portanto, talvez eu seja uma das poucas que nunca ouviu falar dessa atividade.



Em “Parábola da Realidade” de 14 de Junho/11

Bihh Oliveira disse...
Ótimo incentivo Edamoa, temos mesmo que usar tudo q vem de mal em nossa direção para chegarmos onde quisermos, pois aqueles a quem amamos por um simples comentário acabam por nos magoar e isso não deve ser o fim do mundo e sim o inicio de mais uma batalha..

Bjinhos

Edamoa disse...
É Bihh,

Muitas vezes a intenção da pessoa é muito boa, mas pode nos machucar tanto que acaba nos derrubando ao invés de levantar, animar e realmente ajudar.



Em “Competição (R5)” de 22 de Maio/11

Aline Sales disse...
Oi de novo Edamoa e pessoal...

Nossa esse final de semana esta complicado, acabo de chegar de 2 festas, uma de criança com salgadinhos doces e bolo e todas aquelas coisas, depois fomos para a casa de uns amigos que estavam fazendo caldo.. Hum agora é correr atrás do prejuízo e compensar amanhã.. Aff.

Estou postando aqui, pois estava com a Bihh em uma dessas festas e ela pediu para eu te avisar que essa semana ela manteve o peso, pois ela não vai conseguir te informar a tempo. Então por favor, compute para ela.

Alias, quero te agradecer mto e te dizer que vc já faz parte de nossas vidas, até o meu namorado e o da Bihh já fala de vc.. Hehe.. Ficam nos vigiando, e qualquer coisinha dizem que vão chamar a Edamoa.. Hehe.. Engraçado neh...

Agora uma questão que não quer calar entre nós 4 é como se pronuncia seu nome. Por favor, nos esclareça essa dúvida...

Mas mto obrigadaaa!!

Beijus e ótimo domingo a todos.

Vou dormir um pouquinho agora, pq tenho que ir à missa de pentecostes às 08:30 e já são 05:35 da manhã.. Aff.


Beijusss

Edamoa disse...
Ah, meninas! Vocês estão me saindo muito festeiras. Isso são horas de estar acordada ainda? rsrsrsr

Legal é que parece que vocês realmente estão conseguindo manter o controle. Parabéns.


Olha penso que meu "nome", nesse caso o "nick" numa "tradução" simples seria: EDA-MOA, da mesma forma que se escreve, pois EDA vem do meu primeiro nome e MOA são iniciais dos três sobrenomes.

Assim, já, já vocês já estarão sabendo minha identidade secreta!!!! rsrsrsrsr E super-herói não pode divulgar seu nome não é mesmo? kakakaka

Aline Sales disse...
Oi Edamoa, adorei esse seu nick, e não precisamos saber sua identidade para te admirarmos neh, como vc mesma disse vc é nossa super-herói independente de sua identidade.. Te admiramos muito.

Ahh festeira eu sou um pouco sim hehe, aproveito bastante enquanto ainda estou jovem neh e sem muitas responsabilidades, pois sei que essa vida mudará mto após o casamento. Mas são festas sadias, sempre ou to com a Bihh, ou com outras amigas sempre em casais, ou então estou com o pessoal da igreja onde participo de um grupo jovem rsrsrsr.

Natalia.. Parabéns pela medalha dessa semana, continue sempre com esse animo que vc vai longe ...

Beijus e ótima semana a todos...
Edamoa disse...
É Aline, sei que é jovem, tem mesmo é que aproveitar, pois passa rápido demais.

Em boas companhia e com pensamentos saudáveis não tem motivos para não badalar..


Bihh Oliveira disse...
Bommmmmmm diaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Ai Edamoa, esse mês é complicado tem mtas festinhas fora as juninas.... e dia 25 é meu aniversário embora não tenha nada aqui na empresa eles tem o bolo dos aniversariantes do mês...
Bom só me descontrolei no sábado com alguns salgadinhos pois o meu dia foi uma loucura nem deu tempo de almoçar só tomei um suco, e isso me deixou uma leoa para comer...
Bom meu resultado não foi o esperado, mais essa semana a medalha será minha, não tenho festinhas e nada calórico essa semana então pegar firme para eliminar bastante, melhor manter do q ganhar!!! bjinhosss

Edamoa disse...
É isso aí Bihh!

De vagar e sempre.

Boa sorte para todas nós nessa semana, tá cheio de gente querendo ganhar essa medalha, inclusive eu heiiimmm!!!

Em “Tamanho Único” de 15 de Junho/11
Marilia disse...
Oi,
Adorei o seu blog, muito legal, mesmo!
Estou sempre lutando contra a balança, Tenho 39 anos, peso 66kg e tenho apenas 1,54. Até os 30 sempre pesei entre 49 e 53 kg, depois que tive minha filha, engordei. Durante a gravidez, foram só 6 kg e olha que minha filha nasceu com 3.205. Hoje peso muito mais do que no final de minha gravidez. Durante o dia não sou de comer muito, mas à noite é que me acabo e sei que só como o que não devo e em grandes quantidades. Me animei com a sua idéia de estabelecer uma meta até o fim do ano. Vou experimentar e nesse final de semana vou comprar uma balança, espero encontrar forças como você.

Edamoa disse...
Olá Marília!

Como é bom ver pessoas sendo inspiradas através da minha experiência!

Os leitores não têm noção de como isso também acaba sendo uma grande inspiração para mim também.

No final das contas as experiências dos leitores são tão inspiradoras quanto as minhas, tornando-se mais um motivo para que eu continue firme em minha decisão.

Tenho certeza que você vai sim conseguir mudar muita coisa na sua rotina, e posso te adiantar que depois de conseguir eliminar os primeiros 2 quilos, vai se empolgar cada dia mais e quando menos esperar já estará muito mais perto de sua meta.

Quanto a comer à noite, sugiro que tente reduzir o máximo que puder, pois quando me alimento, por períodos contínuos, após as 18 horas geralmente tenho um aumento no peso.

Leia o resumo umas mil vezes, pois ele tem algumas dicas que podem ser adaptadas a qualquer pessoa ou rotina, e eu o leio sempre que começo a sentir que as coisas não estão nos eixos.

Pelo que percebi você não tem muito peso para eliminar, pois seu IMC é de 27,8, portanto, quanto mais rápido começar, mais rápido vai chegar ao seu ideal.

Quando decidi pela dieta e pelo blog, em Janeiro, meu IMC estava acima de 30, hoje já estou em 24,7, me sentindo muito melhor, e muito tranqüila quanto à alimentação.

Obrigada pela participação, e continue nos presenteando com o relato de suas conquistas, gostamos de comemorar as vitórias dos leitores também.


Em “Contradições” de 16 de Junho/11

Aline Sales disse...
Edamoa,

bom dia!!!

Concordo plenamente com o que vc disse, é contraditório mesmo. Quando fui a nutricionista ela não me proibiu de comer nada, apenas me passou as quantidades e horários corretos, e o resultado esta sendo ótimo, estou eliminando aprox. 1 kilo por semana, que era a meta.

Essa semana estou muito mal, ontem até que entrei num desesperinho, aff... Comecei a trabalhar na terça em uma clinica, mas como ainda não inauguramos, estamos na correria de organizar td para inauguração, então estou trabalhando até tarde, com pouco horário de almoço, aff.. Além de comer algo não mto nutritivo por não dar tempo de ir em casa ainda não deu tempo de ir na academia, estou morrendo de medo de ter engordado um pouco..

Aff..

Vamos ver na pesagem..

Beijusss

Edamoa disse...
Aline,

Não se desespere, lembre-se do que sempre escrevo aqui.

Ninguém engorda se quer um quilo em uma semana.

Pode até aumentar de peso, mas corrigindo imediatamente os problemas e a rotina, elimina tranquilamente.

Tente minimizar os impactos da sua correria, mas sem entrar em pânico, pois se não conseguir, assim que for possível você se reorganiza e retoma o controle da situação.


Larissa disse...
Bom dia,

Sabe, eu acredito realmente na MEDIDA CERTA não no quadro do fantástico, mas na medida certa do dia a dia. Se você tem bons hábitos a mesa sem cometer exageros e faz algum tipo de atividade física mesmo que leve, a conseqüência é um corpo saudável. Lógico que isso deve ser um hábito desde a infância até a vida adulta, o problema é que quando a gente vai crescendo a impressão que da é que o tempo vai diminuindo, deixamos de nos exercitar, comemos muito rápido e normalmente a qualidade do que comemos também diminui e ai nós aumentamos os riscos a nossa saúde e em alguns casos (acho que na maioria) aumentamos também a nossa silhueta. REaprender a comer não é fácil, costumo dizer que devemos EXORCIZAR NOSSA MENTE GORDA. Aliás, falando nisso e mudando totalmente de assunto alguém já leu - Exorcize sua alma gorda - Andrea Cordoniz, faz muito tempo que ouvi falar desse livro e por isso utilizo a expressão, mas nunca o li, Edamoa você já leu? Alguém do blog leu?

Edamoa disse...
Olá Larissa!

O pior é que não é impressão não. Nosso tempo livre realmente diminui. A cada fase na vida, acabamos assumindo mais compromissos e mais atividades dependem cada vez mais de nós. Profissionalmente podemos nos encaminhar para funções que exigem cada vez mais responsabilidades e disponibilidade, quando casamos, temos mais pessoas envolvidas em nosso cotidiano, quando temos filhos mais algumas criaturinhas que serão dependentes por muiiito tempo e assim vai, temos que fazer verdadeiros milagres para que caiba em nosso tempo tudo que fazíamos antes e mais algumas tarefinhas adicionais.

Eu realmente não li esse livro, mas já ouvi falar, assim como já ouvi falar do "Pense Magro", devem ser leituras que abrem nossa mente para enxergarmos os principais erros que cometemos quando nos esquecemos da nossa própria "Medida Certa".

Atualmente estou lendo o livro Comer Rezar e Amar, indicado por uma seguidora do blog, pois assisti ao filme e achei muito resumido e estou tentando encaixar no meu tempo disponível essa leitura. Mas sou mais rápida escrevendo do que lendo, estou lendo tão devagar, pois realmente não tem sobrado muito tempo livre...(rsrsrs)

Anônimo disse...
Oá, Edamoa. Acho que a nutricionista do Zeca foi muito cruel em miguelar um único pãozinho de queijo!!! Ela deveria ter explicado que se você comer algum alimento calórico numa refeição compensa na próxima, caminha 1 km a mais etc. Eu estou me esforçando pra perder 4 quilos e o que me motiva é saber que agora eu estou restringindo algumas coisas, mas quando conseguir vou comemorar colocando aquele jeans, comendo aquele pedaço de bolo rss...eu acho que a cada pequena vitória a gente tem que se recompensar!!
Ah também me lembrei de vc quando assisti ao programa vendo a Ceribelli pulando corda
"imaginária" já ue no caso dela ela diz ser descoordenada...e vc gostou da idéia já que na sua cidade vc não achou?

Edamoa disse...
Olá Li! Acho que é a primeira vez que nos escreve não é mesmo? Seja muito bem vinda!

Eu já encontrei sim a bendita da corda, relatei a compra também comparando com a situação do quadro Medida Certa, no “post” Naftalina de 31 de Maio.

Eu a vi também pulando sem a corda e também acho mais fácil pular sem a corda, pois realmente enrosca, a cada dois pulos um é parada. Mas como eu disse antes, é MUIIIITO difícil pular corda, eu pensava que era mais fácil. Dá uma canseira, sem fim.

Então estou intercalando um pouquinho de cada coisa para não ficar muito “entediante” e vou seguindo, mas a atividade física é o que eu mais faço sem nenhuma vontade, infelizmente. No começo até me empolgo, depois vou ficando sem vontade, acho que fico pensando muito em tudo que tenho para fazer no dia, na roupa para lavar, no almoço para preparar, na compra que terei que fazer, resolver isso ou aquilo no banco, com o carro, tudo acaba “enchendo” muito minha cabeça e eu fico irritada com a ginástica, pois não consigo me desligar dos outros assuntos que estão na minha lista de espera do dia.

Já quanto ao pãozinho de queijo, como eu disse, pode até ser que seja por problemas com o colesterol ou triglicérides, mas sinceramente não mataria o doente se comesse apenas um, aquele da vontade que nos atormenta.

Nem sei se ele realmente respeitou o que ela falou, eu tenho certeza que se fosse comigo, eu não respeitaria, comeria sem nenhum remorso.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dificuldades Outra Vez

Estou tendo problemas no meu controle alimentar.

Quem me acompanha há algum tempo, percebe que passo por crises periódicas.

Assim, como qualquer leitor, eu também enfrento meus fantasmas.

Estamos passando por um período de muito frio em São Paulo, batendo recordes dos últimos 10 ou 11 anos, eu nem me lembrava de sentir tanto frio, faz muito tempo.

Com o frio, reduzi demais a ingestão de água – É simplesmente impossível beber tanta água com um frio desses, até os dentes doem, não estou conseguindo. Tenho a impressão que nas últimas 3 semanas devo ter bebido no máximo uns 10 litros de água, talvez nem isso, o que daria uma média de pouco mais de 470 ml por dia.

Também não estou ingerindo os termogênicos, que tanto estavam me ajudando. Resultado: Essa semana eu empaquei e meu resultado foi zero de eliminação – por sorte não engordei, acho que aprendi mesmo a fórmula para isso: fiscalização diária e compensação imediata.

Mas a oscilação do peso é diária, num dia sobe 600 gramas, no dia seguinte eu fico mais severa comigo mesma e cai, no dia seguinte sobe novamente, isso porque o frio e a atividade física têm me feito comer muito mais do que estava comendo.

Preciso me restabelecer urgentemente, tinha a expectativa de dar uma bela acelerada nesse mês para compensar eventuais deslizes no mês das férias, e simplesmente não estou conseguindo.

Assim, acho que terei que radicalizar mais uma vez, já que não estou conseguindo comer pão somente uma vez no dia, vou excluir totalmente, vou novamente fazer o "Tratamento de Choque" e sentir como ficam minhas reações, principalmente em relação ao frio que nos faz sentir tanta fome para produção do calor necessário para aquecer o corpo.

Não estou nada satisfeita com o resultado dessa semana, e penso que deve mesmo ser assim, quando sentimos o problema, temos que encontrar uma solução e contra-atacar imediatamente para que não volte o pesadelo do aumento do peso.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Contradições

Novamente chamou a minha atenção as determinações do quadro Medida Certa do Fantástico.

Embora essa seja somente mais uma das tantas contradições que encontramos quando pesquisamos sobre dietas, reeducação alimentar, seja lá como quiserem chamar.

A nutricionista simplesmente não permitiu que um dos participantes comesse 1 mísero pãozinho de queijo, alegando que tem muita gordura.

Se bem me lembro, tenho ouvido e lido que as dietas devem ser feitas de forma gradual, nunca utilizar restrição total de um determinado alimento, justamente para que seja VIÁVEL de ser seguida.

Além disso, muitos especialistas recomendam que você faça a dieta, mas que depois de conseguir atingir seu objetivo, tenha certeza de que vai conseguir se controlar.

Muitos nutricionistas inclusive garantem que você poderá comer tudo que gosta, pois terá aprendido a comer e saberá que não pode mais exagerar na quantidade.

No caso do pãozinho de queijo é algo que o participante simplesmente adorava e pelo que entendi não poderá mais comer.

Entendo perfeitamente que pode haver ainda uma restrição por problemas de saúde, não necessariamente somente para não ganhar peso, mas por colesterol, triglicérides, mas “umzinho” não iria matar o doente mesmo.

Penso que isso seja muito INJUSTO E CRUEL. Afinal de contas ele queria só um, para matar aquela vontade, que nós sabemos muito bem como é.

Quantas vezes ouvimos ou lemos que ao cortar totalmente um determinado alimento você pode causar a instabilidade necessária para não conseguir cumprir a dieta?


Desta forma, mais uma vez chego à conclusão de que não dá para seguir mesmo um padrão, cada dia dizem uma coisa diferente, cada dia surge uma nova teoria e quando estamos perdidos em meio a tantas contradições acabamos mais desorientados ainda.

Continuo com minha teoria, onde você é ao mesmo tempo, quem prescreve e quem testa, as diversas alternativas, acompanhando os resultados e reações, encaminhando a pesquisa com a cobaia, que no caso é você mesmo, para o caminho que mais atenda à sua necessidade dentro da sua realidade.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tamanho Único


Quem nunca teve problemas com esse tipo de “manequim”?

Você olha a vitrine, adora a peça, pergunta até que número tem e é informada que é “TAMANHO ÚNICO”.

Eu perguntaria: Por acaso os seres humanos são todos do mesmo tamanho?

Geralmente isso ocorre com malharia em geral, uma blusa de inverno, uma cacharrel, um pulôver.

No feriado de segunda-feira, saí para dar uma voltinha com a família, como informei, aproveitamos o dia e fomos até Serra Negra, interior de São Paulo, mas localizada numa distância até que bem próxima, e ideal para aqueles passeios de um dia.

Para quem não sabe, lá encontramos uma boa variedade de lojas especializadas em malha em tricô.

Olhando algumas vitrines, gostei de algumas blusas de frio e lógico que eram “tamanho único”.

Mas qual não foi minha surpresa ao constatar que todos os modelos que experimentei me serviam e inclusive ficavam muito bem. Hehehehehe

Mais comemoração então! Muito pouco tempo atrás, eu nem me atrevia a experimentar esse tipo de roupa, pois ficava simplesmente ridículo.

Se fosse de botões, ficavam abrindo, se fosse fechada ficava muito apertada, chegando a incomodar pelo desconforto.

Fiquei muito contente por conseguir comprar uma peça de roupa nova no padrão “normal”, que me serviu e que vestiu super bem. Fazia um bom tempo que não comprava roupa...

É nessa hora que descobrimos como não podemos deixar nosso corpo fugir tanto do “normal”. Quando não conseguimos encontrar facilmente roupas que nos sirvam é hora de para pensar onde queremos chegar.

Não quero aqui, afirmar que a pessoa que usa GG não é feliz. Tem muita gente que realmente se gosta usando esse manequim, mas é preciso realmente se gostar e se sentir bem.

Mas se essa numeração de roupa incomodar o mínimo que seja, é preciso repensar seu estilo de vida.

É como nossa leitora Luisa escreveu recentemente num de seus comentários, um grande problema que enfrentamos é o radicalismo, ou mostram a mulher magra demais ou aquela muito acima do peso, simplesmente desconsideram as NORMAIS, parece que não existe mulher normal.

Ninguém aqui precisa virar top model, mas é importante tomar cuidado para não deixar o corpo ficar muito fora das proporções.

Esse cuidado facilita muito para que nossa auto-estima esteja sempre em alta.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Parábola da Realidade

Numa de minhas respostas a uma leitora, citei uma situação, que acredito seja muito interessante tornar um “post”, pois traz uma reflexão muito importante sobre acreditarmos em nós mesmos.

Conheço uma família que tem um pai muito severo, mas que estudou muito pouco e não aproveitou a evolução do próprio mundo para se atualizar e também evoluir.

Pois bem, ele em suas “lições” e broncas nos seus três filhos, sempre acabava terminando as frases dizendo que eles NUNCA SERIAM ALGUÉM NA VIDA.

Acho que ele realmente acreditava que falando assim, os filhos tentariam escapar desse destino.

Então, dois desses três filhos acabaram acreditando no que o pai dizia, não quiseram saber de escola, e tudo foi muito mais difícil para eles, e em algumas situações continua sendo bem difícil.

Um terceiro filho se negou a acreditar na “praga” do pai, e lutou com unhas e dentes para que aquela “profecia” não se cumprisse, tentou até trazer os irmãos para essa luta também, mas foi em vão, ele ainda não tinha conhecimentos suficientes para persuadir ninguém, nem mesmo os irmãos.

Mas esse filho lutou muito, estudou, conseguiu fazer faculdade, trabalhando para poder pagar o curso, e com muito sacrifício concluiu o curso superior. Teve muitos empregos considerados bons, salários relativamente valorizados e hoje tem uma vida muito tranqüila e economicamente equilibrada.

O que aconteceu, na verdade foi que esse terceiro filho usou tudo que tinha contra ele, a seu favor. Mensagens negativas, dificuldades, diferenças sociais, tudo foi usado como fonte de inspiração para conseguir vencer a tudo e a todos, provando para “um mundo”, que ele era capaz sim, que ele podia sim, que ele iria sim ser alguém.

Assim, penso da mesma forma no que se refere à nossa “maratona”, é difícil, muitas vezes não encontramos apoio nas pessoas que mais precisamos, mas usamos isso como um trampolim para atingir nossa meta e superar todos os obstáculos que encontrarmos, sem depender de absolutamente NINGUÉM.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antonio

Gente!

Hoje é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, e é feriado aqui onde tenho meu “quartel general”, portanto vou estar fora cuidado do meu casamento com minha família é claro, passeando um pouco e só devo retornar no final do dia, portanto minha reflexão ficará para amanhã, já que eu dificilmente tenho o tema antecipadamente, ou seja, raramente escrevo com antecedência, como já disse, acordo pela manhã e sinto necessidade de falar sobre determinado tema, ou no momento que sento na frente do computador, surge uma idéia...

Quem ainda não é casada pode fazer uma daquelas simpatias para “segurar” os namorados ou encontrar um, se não resolver, mal também não deve fazer...

sábado, 11 de junho de 2011

Comentários da Semana

Resumo dos Comentários de 04 de Junho a 10 de Junho de 2011


Em “Dia Cheio” de 03 de Junho/11

Anônimo disse...
Edamoa, como você esta? Espero que bem. Hoje que consegui me reorganizar e ler os posts da semana, os comentários, muito legal compartilhar das vivencias de cada um, agente se identifica tanto.
Quero postar meu peso semanal, eliminei 1,150 kg. Superou minhas expectativas, pois essa semana fui um pouco indisciplinada, faltei à caminhada 2 dias pois minha menstruação tinha descido e foi impossível ir. E também fiz visitação técnica na Garoto, e tinha a famosa degustação, não tenho nem coragem de dizer quantos bombons eu comi, rs. Mas enfim fechei com chave de ouro a minha semana com uma pequena eliminação de peso.
Preciso também dividir com vocês uma alegria, um short e uma saia que eu amava de paixão, e não me servem a tempos, hoje tive coragem de experimentar, eles serviram encaixaram perfeitamente. Fiquei no meu ápice de alegria e hoje pratiquei corrida num tempo melhor que de costume, tamanha foi minha empolgação.
Imagino como deve ser a sua, apos eliminar mais de 12 kg.
Li um relato de uma amiga de blog acho que é Cidinha Silva, falando sobre o efeito de intestino preso que tem acontecido com ela. Quero compartilhar uma informação que li esses dias.
É uma pesquisa muito interessante feita nos EUA, resumindo foi feito um estudo e constataram que quando se inicia uma dieta o seu organismo vai tentar de todas as maneiras te sabotar. Pois isso vem desde os nômades, o organismo entendia que precisava guardar tudo que pudesse para evitar que sofresse com a falta do alimento, visto que o nômade devido a sua instabilidade de moradia nunca sabia em qual momento ele teria o que comer. E no estudo também concluíram que o organismo demora pelo menos 6 meses para se reeducar de verdade. Menos que isso é um risco grande de se adquirir o peso novamente. Pois o organismo precisa se acostumar aos novos hábitos, o cérebro passa a entender isso. Por esse motivo é tão difícil no inicio.
Mas precisamos ser fortes, e como você mesma diz, às vezes e necessário radicalizar, é o que eu mais fiz nesse período, pois como não tenho limites, eu prefiro não comer nenhum, pq se como um, é uma porta aberta para comer ate enjoar, (foi o que fiz na Garoto, comi ate perder as contas).
Enfim força para nos todas, para que consigamos nos superar a cada dia, recuperar a auto-estima, a boa aparência, as roupinhas que perdemos. Mentalizar todos os dias aonde desejamos chegar, e lutar muito para isso!
Quero relatar e agradecer muito pelo seu blog, você não faz a menor idéia de como me dá força e animo. Talvez eu tivesse ate desistido. Muito obrigada mesmo!!!
Bom fim de semana a todas as companheiras de blog, tudo de melhor, força e sucesso sempre.
Natalia

Edamoa disse...
Natália,

Parabéns pelo seu resultado!

Interessante a leitura que você nos traz sobre a pesquisa americana, acho que li algo também, e na verdade quando digo que nosso cérebro tenta nos convencer de que não vamos conseguir, me baseio nessa teoria a da sabotagem que o organismo tenta fazer para que continuemos comendo no mesmo nível.

Quanto à minha eliminação, estou contente sim, não posso reclamar, mas de uns tempos pra cá, tenho eliminado cada vez menos, embora ainda eliminando, fico meio desanimada, pois quem acompanha o blog há bastante tempo, deve ter visto que costumava eliminar no mínimo 1 quilo por semana, agora já não passo de 300 gramas.

Mas, assim como digo para todas não se preocuparem com quanto ainda falta, também repito para mim mesma, pois tenho realmente o consolo de estar entrando em praticamente todas as roupas que andavam encostadas no armário. Cheguei a perder camisetas tamanho GG, que nem cheguei a usar, e ainda estão com as etiquetas, que havia comprado em minha última viagem de férias. Então tenho sim que acreditar que está muiiito bom mesmo.

Portanto, essa experiência serve para todos que estão aqui no blog também, que estão conseguindo eliminar bastante peso, chega uma hora em que o organismo não elimina tanto mais, no meu caso estou até atacando com a ginástica, mas o problema é que minha fome aumenta muito, no dia que faço minhas ginásticas malucas, passo o dia todo querendo comer, e acabo comendo, uma fruta aqui, outra ali, e para quem se lembra fruta não me dá nenhuma saciedade, além de aumentar meu apetite.

Então estou numa pequena guerra com meu organismo nesse momento, mas espero superar isso em breve.

Quanto ao seu deslize da semana, como eu disse antes, nós não engordamos com um dia de PRAZER COM A COMIDA, praticamente todas que estão relatando seus casos aqui, ganharam peso num período bem grande. Quando cometemos os deslizes, o importante é NÃO ESQUECER que não devemos repeti-lo tão cedo, ou seja, é importante que o organismo entenda que aquilo não vai acontecer todo dia, e assim continue firme e focada na META principal. Então não precisa se preocupar com isso ok?


Bihh Oliveira disse...
Então hoje tem até um jantar que vai ter td que gosto, to super animada em ir, mais estou sem vontade nenhuma de sair comendo de td pq meu resultado tá super bom, eu fiz dietas com nutricionista e não emagreci tentei vários métodos e nenhum me trouxe esse resultado, to feliz mesmo e não qro acabar com essa alegria!!!
Edamoa disse...
Bihh,

Não sei se minha resposta será lida em tempo, mas espero que vá sim ao jantar, você pode comer, sem exageros para não deixar o organismo confuso, você pode degustar tudo que gosta, amanhã você dá uma boa compensada e não vai ganhar um grama se quer por esse jantar.

Claro que como você está no começo, você precisa ser muito controlada, para não acabar comendo muito hoje, amanhã e o resto da semana, mas não pense na dificuldade, pense na recompensa, fica mais fácil de encarar qualquer desafio.


Em “Efeito Sanfona” de 02 de Junho/11

Olá Edamoa
concordo quando você diz que o risco de entrar no efeito sanfona diminui quando aprendemos a nos controlar para emagrecer e, acredito que é muito mais fácil entrar no efeito sanfona pessoas que emagrecem com medicamentos. No meu caso por exemplo que voltei a ganhar peso depois de emagrecer 25 Kg eu recuperei 12 Kg num período de 3 anos nem considero como efeito sanfona, apenas descuidei do que comia. Esta semana eliminei 600 gramas, você tinha razão quando disse que eu não deveria considerar como ganho de peso os 500 gramas de semana passada. Isso foi muito importante pois um ganho de peso nos desanima muito. Obrigada!

Edamoa disse...
É JÔ,Os medicamentos realmente podem gerar esse problema, pois o resultado está vinculado a uma espécie de anestesia em nosso sistema nervoso central, passada a anestesia, corremos o risco de voltar a comer como antes.

Por isso, mesmo que se esteja tomando algum medicamente é IMPRESCINDÍVEL que tenhamos consciência que indiferentemente de como eliminamos o peso, NUNCA mais poderemos voltar a comer da mesma forma que antes, pois esse é o maior erro que cometemos, muitas vezes sem perceber, pois estamos acostumados a comer distraidamente, sem parar para pensar se realmente estamos com fome, se aquele alimento é mesmo indispensável.

Portanto, o medicamento só é um caminho para reduzir a vontade de comer momentaneamente, mas não podemos perder a consciência de que aquele caminho é temporário e que num determinado momento TEREMOS QUE ASSUMIR O CONTROLE da situação.

Quanto ao seu resultado, quando analiso os números que vocês me passam, não faço nada além de comparar com minha própria experiência, pois esse foi o objetivo quando decidi escrever o blog, realmente sabia que existiam muitas como eu sofrendo por aí, tentando de tudo e mais um pouco e desistindo. Queria realmente que minha experiência pudesse ajudar outras pessoas, mesmo que fosse para que eu descobrisse que não haveria solução, pois na verdade, quando comecei, não sabia se daria realmente certo, aos poucos, fui testando minhas próprias reações, além de ler muito a respeito, e acredito mesmo que essa experiência será muito útil, pois aqui não existe uma palavra se quer de enganação ou de ilusão, eu procurei trabalhar com meu subconsciente de forma a desenvolver um pensamento novo sobre como me alimentar, uma forma diferente de encarar os alimentos e sempre falando somente a verdade, nunca propagando ilusões sobre nossa realidade.

Parabéns pelo resultado, continue firme, você é capaz e vai se superar todos os dias, acredite nisso.


Em “Sentindo se um E.T.” de 07 de Junho/11

Anônimo disse...
Ei Edamoa, li esse post e achei super interessante. Também concordo, que no caso da Renata e do Zeca, se não fosse à pressão de mostrar resultados para a produção e o publico, com certeza eles desistiriam. A vontade de emagrecer, e de mudar de hábitos deve partir de nos mesmos. Falo de experiência própria, varias vezes tentei fazer dieta, mas eu não tinha determinação, e sempre desistia na primeira dificuldade. Então primeiramente devemos mudar nossa maneira de pensar, mudar a cabeça e depois os hábitos,pelo menos comigo só funcionou assim. Precisei exercitar muito minha cabeça para isso, porque a dificuldade e muito grande, e nós seres humanos temos o habito de sempre desistir frente aos obstáculos.
Outra opinião, sobre a academia eu não sei se de imediato ajuda a emagrecer. Já fiz a uns 3 anos atrás, mas era para modelar o corpo na época porque eu era magra. Quando comecei a dieta eu quis muito entrar na academia, mas como meu marido esta numa situação de transição de emprego, decidimos por não fazer gastos extra, dos muitos que já temos. Mas comecei a caminhada, e comigo aconteceu da seguinte maneira: nas primeiras semanas é uma animação total, depois da meio uma desanimada, mas eu dessa vez me mantive firme, mesmo nos dias que não to a fim de andar nem 1 metro, vou assim mesmo, me forço a ir para criar o habito.
Então tenho esse conselho a dar, porque comigo tem funcionado bem, tem dias que estou super disposta, tem dias que não estou, mas vou todos os dias, pois agora tenho medo de parar um dia e não voltar mais. Eu acho que ajuda emagrecer, só não sei a que proporção, porque alem da caminhada faço dieta. Mas consegui eliminar um peso relevante e perdi medidas. Falando em medidas, Edamoa você já teve a curiosidade de se medir, e comparar? Eu sempre faço isso, porque como não tenho balança e me peso na farmácia as sextas, e uma maneira que tenho de ficar meio que vigiando rs.
A você comentou que esta meio desanimada porque tem consigo eliminar pouco a cada semana, mas eu acredito por tudo que já pesquisei, que isso esta acontecendo porque você já eliminou muito, no começo os quilos extras vão mais rápido, depois vai ficando mais difícil porque os poucos que restam para eliminar são mais localizados, acredito que seja esse o motivo de você ta eliminando pouco, mas não desanime não, você vai chegar aonde deseja, tenho certeza, você já chegou muito longe. Parabéns sempre pela sua determinação. Não desanime jamais por nada!
Bjos, força sempre!
Natalia


Edamoa disse...
Olá Natália!

Na realidade, acho a proposta do programa muito genérica, e quem me acompanha há algum tempo sabe o que penso das receitas genéricas, ao contrário do que pregam, não serve para todo mundo e ponto.

Também acho o esquema deles muito fora da realidade da maioria da população, ninguém tem condições de ter a estrutura que eles estão usando e, além disso, eles têm a agenda disponível para os treinos, o que geralmente não é possível para os trabalhadores comuns, que como menciono no "post" “Atividade Física na Escola” de 31 de Março, afirmando que não existe incentivo trabalhista para a prática de atividade física, se quiser fazer, precisa ser na madrugada ou no final da noite chegando em casa exaustos e sem nenhuma vontade.

Mas essa de praticar REMO pra mim foi demais. Está muito longe de nós “terrestres”.

Quanto à medição, não costumo fazer isso pois uso a balança para fazer esse acompanhamento diário, mas consigo essas comparações com roupas que antes não serviam, e depois de um tempo passam a servir e acabam ficando largas. Já perdi 4 calças jeans, que ficaram imensas, sem a menor condição se quer de serem ajustadas, já foram para a doação, pois como eu disse NUNCA mais vou voltar ao peso de antes.

Quanto ao desânimo, eu fico sim meio desanimada às vezes, mas também tenho essa consciência, eu escrevo isso quase todo dia para alguma seguidora ou leitora e eu realmente acredito nisso, mas é quase que inconsciente, ao verificar o resultado da semana, já acostumada com perdas de mais de 1 quilo por semana, acabo ficando ansiosa, mas sei sim que agora só com muita calma e determinação, e não foi por acaso que denominei essa jornada de “Emagrecendo 365 dias”, acho até que já eliminei muito mais do que imaginava ser possível, depois de tantas tentativas frustradas.

Obrigada, sempre me agarro ao que todas acabam me escrevendo para realmente não fraquejar.


Em “Desserviço da Ciência” de 09 de Junho/11
Anônimo disse...
Oi Edamoa,
Como a leitora Josefina eu tb achei desnecessária a tal pesquisa mas não pq os cientistas são mercenários ou queiram deixar as mais gordinhas ainda mais neuróticas, mas simplesmente pela obviedade do resultado.
Eu também não acho justo diferenças salariais por motivos que não sejam ligados à capacidade e ao mérito do trabalhador, mas tente se colocar na posição de quem paga o tal salário. Eu acho que o problema vai alem do simples "valorizar a aparência em detrimento do conteúdo". Me explico: a possibilidade de uma pessoa gorda faltar ao trabalho por causa de doenças è maior do que uma pessoa magra; é público e notório que obesidade causa diabetes, hipertensão, etc, etc...
Alem disso, uma pessoa mais magra costuma se cansar menos, ser mais ativa, mais ágil e consequentemente mais rápida na execução do seu trabalho, produzindo mais.
Tem tb a questão da força de vontade e persistência, uma pessoa gorda passa a impressão de que desiste fácil dos desafios (tendo em vista a dieta que sempre começa na segunda e nunca aguenta até o final de semana, a academia paga e nunca frequentada...).
E pra terminar, acho tb que pessoas mais magras passem uma imagem de "cuidado" com si mesmas, que pode se refletir no "cuidado" com o ambiente de trabalho também. Não estou dizendo que gordos são desleixados, mas vc há de convir que ninguém, do nada, acorda com 30kg - 40kg a mais.
Mas o que mais me irrita nesse tipo de noticia e nos comentários è que tudo è sempre 8 ou 80: ou são modelos esqueléticas ou são obesos. Onde foram parar as pessoas normais? Aquela que usa manequim 42, que gostaria vestir 40 e que nas ferias abusa um pouco e chega ao 44?
Acho que esse meu comentário ficou meio polemico, não precisa publicar, se não quiser.
Luisa

Edamoa disse... 
Luisa,

Sem dúvida sua ótica do assunto é realmente polêmica, mas esse blog não tem objetivo de divulgar somente um pensamento, se fosse essa a intenção, não teria chamado tantas pessoas para nos acompanhar.

É discutindo vários pensamentos e visão sobre os mesmos temas que passamos a entender melhor até nossos problemas.

Quando menciono que os cientistas estão ficando mercenários não é nem tanto pela disposição que se vê em descobrir novos cremes rejuvenescedores, novos aparelhos para melhorar a aparência das pessoas, mas a falta de interesse em buscar a cura para doenças que poderiam estar extintas ou pelo menos mais controladas, só que agora me lembrei que não são os cientistas responsáveis por isso, mas a maquiavélica indústria, que prefere investir nessa área, pois é muito mais lucrativa do que tratar de doentes, pois a patente de remédios pode ser quebrada muito rapidamente reduzindo muito o faturamento dessas empresas, enquanto com a estética e beleza, o faturamento é praticamente ETERNO, pois o ser humano está disposto a pagar o que for necessário para se manter LINDO ETERNAMENTE, só acaba se esquecendo que se morrer vai ficar muito feio e não adianta lamentar...

Já sobre a obesidade, eu já escrevi em outras ocasiões aqui que ninguém engorda 1 quilo em uma semana, isso eu afirmo pois fiz esse teste, passei uma semana comendo errado nesse período de reeducação alimentar, e imediatamente no momento que retomei o controle e “fechei a boca”, meu peso voltou ao normal.

Concordo com suas afirmações sobre saúde, disposição e as faltas ao trabalho, mas também acho que por ser esse um problema de saúde pública, deveria receber ainda mais atenção das autoridades, pois o fumante também causa esses problemas para a empresa, o usuário de drogas (sabemos que muita gente usa e ninguém sabe), o alcoólatra que “enche o caneco” no final de semana, às vezes também falta ao trabalho, mas mesmo assim essas pessoas acabam sendo contratadas, mas o “gordo”, que está “escrito na testa” que pode ter ou desenvolver uma série de doenças, esse não passa nos testes...

Em relação à persistência, é isso mesmo, geralmente acabamos desistindo rapidamente, temos exemplos claros no próprio blog, muitas pessoas que começaram e estavam se dizendo dispostas a mudar, desistiram, não se manifestam mais, e talvez nem visitem mais o blog, mas eu vejo a desistência como uma dificuldade a mais da pessoa, pois como eles, eu desisti muitas vezes, porque nada que eu tentava dava certo, e mesmo lendo minha experiência e minhas “dicas”, talvez não tenha funcionado com essas pessoas.

Acho que a primeira mudança precisa acontecer na cabeça das pessoas, elas precisam querer emagrecer muito mais do que desejariam comer uma fatia daquele bolo maravilhoso, depois precisam encontrar a sua fórmula. Mas muita gente decide fazer dieta sem antes mudar sua condição psicológica, e se não mudar na cabeça, não vai ser no corpo que essa mudança vai acontecer.

Poderíamos passar dias discutindo o assunto, e repito, concordo com tudo que você escreveu, mas é preciso incluir ainda mais variáveis nessa equação e por isso as discussões não têm fim.

Muito obrigada pela ótica, é sempre bom contarmos com opiniões divergentes, como eu “disse” antes, é assim que a cada dia acabamos por descobrir algo que pode nos fazer repensar e compreender melhor nosso problema e quem sabe encontrar o que pode estar faltando enxergar para FAZER DAR CERTO.